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Feira apresenta a evolução dos sistemas de mobilidade urbana


Edição Especial 17º Etransport

8/12/2016

O transporte de passageiros por ônibus das cidades brasileiras vai receber inovações a partir de 2017. As principais novidades foram apresentadas na 11ª edição da FetransRio, realizada entre os dias 23 e 25 de novembro, no Riocentro, paralelamente ao 17º Etransport. Em cerca de 20 mil m2, havia mais de 50 expositores de diversas tecnologias. Importantes fornecedores da indústria do ônibus, como Mercedes-Benz, Volvo, Man, Marcopolo e Caio apresentaram o que há de mais moderno no segmento.
Os fornecedores de produtos e serviços do setor acreditam que a mudança nas administrações municipais, com novos prefeitos e vereadores, que acontece logo no primeiro dia de 2017, pode representar uma virada positiva para a mobilidade no País e para o aquecimento da indústria e serviço voltados para o segmento. A expectativa é que o setor de transporte retome o crescimento, com base nas promessas dos novos gestores de proporcionar cidades mais eficientes para seus moradores. Incentivos tributários e a criação de um fundo voltado para a melhoria da mobilidade urbana são algumas das medidas esperadas pelo setor para 2017.

Foto: Jorge dos Santos

Mercedes-Benz

Uma das principais atrações foi o maior ônibus para BRT do mundo, produzido pela Mercedes-Benz. O novo 0 500 MDA superarticulado tem capacidade para mais de 220 passageiros, foi desenvolvido pela Mercedes no Brasil e já está sendo utilizado no sistema de BRT do Rio de Janeiro.

Os clientes em busca de novidades para o segmento rodoviário puderam conferir os modelos 0-500 R, 0-500 RSD 6×2, e o O-500 RSDD 8×2 com câmbio automatizado Mercedes e retarder incorporado. Estes modelos estão equipados também com o novo sistema de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus ou TPMS – Tyre Pressure Monitoring System, em que o motorista pode fazer uma conferência e verificar se os pneus estão com a calibragem correta antes de iniciar o ciclo de viagens do veículo.

Outro componente do pacote tecnológico da Mercedes para os seus chassis para aplicações rodoviárias é o AEBS (Advanced Emergency Breaking System) ou Sistema de Frenagem de Emergência, que, acionado, detecta, via rádio frequência, uma situação de risco de acidente, diminuindo a velocidade do veículo, podendo até realizar uma freada de emergência.

Volvo

Outra novidade foi o Hibriplug, da Volvo, ônibus elétrico híbrido, que recebe energia elétrica durante as paradas nas estações de embarque, não afetando a operação, e atende à política de redução de emissão de poluentes.

A montadora sueca não perde de vista também o mercado de ônibus para sistemas BRT e levou para a Feira seu veículo de 23m, com capacidade para transporte de 210 passageiros em uma viagem.

MAN

A MAN LatinAmerica aproveitou a FetransRio para apresentar os novos integrantes da família Volksbus. Com foco em conforto dos passageiros, a fabricante exibiu, durante os três dias de evento, em primeira mão, o Volksbus 9.160 ODS, equipado com suspensão pneumática traseira, e o Volksbus 17.260 ODS, dotado de motorização de 6 cilindros e suspensão pneumática integral. Outros dois modelos também foram expostos, o 17.230 ODS e o 18.280 OTS LE.

Foto: Jorge dos Santos

Marcopolo

A Marcopolo apresentou o Paradiso 1800 Double Decker, produzido somente na versão com chassi 8×2. Com um metro a mais no comprimento (os veículos existentes no mercado possuem 14 metros), o novo modelo oferece como diferencial a ampliação da capacidade de transporte para 60 passageiros (1800 DD), além de mais espaço interno, tanto no salão inferior, quanto no bagageiro.

Outro veículo da Marcopolo em exposição na FetransRio é o já conhecido Torino. O modelo vem sendo bastante utilizado em aplicações urbanas. Trata-se de uma alternativa interessante da marca para uso em linhas alimentadoras dos sistemas de mobilidade urbana nas cidades de médio e grande portes, assim como no transporte convencional.

Caio

A Caio Induscar comemorou 70 anos durante o evento. Os destaques da encarroçadora de Botucatu foram o lançamento da segunda geração do modelo Millennium BRT e o Apache VIP. O Millenium BRT é considerado uma solução em transporte por sua rapidez operacional e capacidade de lotação, pois, com seus 23 metros de comprimento, acomoda mais de 200 passageiros.

Já o Apache VIP, em sua quarta geração, tem capacidade para transportar 77 passageiros. O modelo é reconhecido por seu design, robustez, baixo custo e facilidade de manutenção. Com motor dianteiro, o veículo percorre com eficiência vias de difícil acesso.

Mais produtos e serviços

Além dos vários modelos de veículos para diversos tipos de operação, a FetransRio também mostrou outros instrumentos importantes para a mobilidade, como sistemas de monitoramento de frota, telemetria, gestão de trânsito, aplicativos para programação de viagens e cartões eletrônicos.

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