Home » Matérias » Montadora vence licitação para entregar 3.400 ônibus ao Caminho da Escola

Montadora vence licitação para entregar 3.400 ônibus ao Caminho da Escola


Edição nº 102

20/07/2018

A Volkswagen Caminhões e Ônibus venceu licitação para entrega de 3.400 ônibus escolares ao programa federal Caminho da Escola. Os veículos poderão ser adquiridos por prefeituras e estados de todo o País até abril do próximo ano, e garantirão que muitos estudantes possam se deslocar de áreas rurais e urbanas de difícil trajeto em todo o Brasil.

 

Foto: Divulgação / Volkswagen

 

A MAN Latin America, maior empresa no fornecimento de veículos escolares do País, ampliará a produção das atuais 16 mil unidades para cerca de 20 mil, contribuindo com o transporte de mais de 3,5 milhões de crianças em mais de 5 mil municípios. “Desenvolver veículos que já permitiram o acesso de milhões de estudantes à educação, ao longo desses onze anos, é extremamente gratificante. E, sem dúvida, coroa a trajetória de 25 anos da família Volksbus, celebrando o know-how de produção brasileiro, transportando sonhos e o futuro do país”, comenta Roberto Cortes, presidente e CEO da MAN Latin America.

A linha completa Volksbus destinada ao Caminho da Escola conta com veículos escolares na configuração rural e urbano, na faixa de 5 a 15 toneladas. São três modelos diferentes: o ORE 1, que oferece acessibilidade e transporta 29 passageiros; o ORE 3, projetado para garantir maior conforto e segurança aos estudantes e com capacidade de 59 pessoas, e o ORENEA Piso Alto, com ar-condicionado, aquecimento e que transporta 30 alunos. Dentre os atributos necessários para vencer os trajetos mais difíceis estão: suspensões elevadas e reforçadas, balanço dianteiro mais curto, bloqueio no diferencial traseiro e dispositivos de poltronas móveis (DPM), que garantem a acessibilidade para os alunos com mobilidade reduzida.

 

Foto: Divulgação / Volkswagen

 

O Programa Caminho da Escola foi criado em 2007, com o objetivo de melhorar e ampliar a frota de veículos escolares, para garantir segurança e qualidade no transporte dos alunos e contribuir para a redução da evasão escolar. O projeto social é operado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e contribui, por meio do transporte diário, para o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais de ensino.

©Copyright Fetranspor 2017 | Todos os direitos reservados.