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Ônibus urbano pode ajudar o Brasil a alcançar meta do Acordo de Paris


Edição nº 104

20/02/2019

O estudo “Redução de GEE (gases de efeito estufa) utilizando o transporte público por ônibus como instrumento de transformação”, elaborado pela NTU a pedido do Ministério do Meio Ambiente e entregue em outubro passado, mostra que o Brasil poderá reduzir em até 132 milhões de toneladas suas emissões de gás carbônico (CO2) nos próximos 12 anos, se investir em transporte público, especialmente em medidas de priorização do ônibus urbano, como sistemas BRT, corredores e faixas exclusivas. De acordo com o levantamento, a medida contribuiria para alcançar os compromissos assumidos pelo Brasil no contexto do Acordo de Paris, de redução das emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025 e 43% até 2030, considerando como referência as emissões de 2005.

 

Foto: Miriam Fichtner

 

Para alcançar esses índices, seria necessário investir cerca de R$ 9 bilhões na implantação de 10 mil quilômetros de priorização viária para ônibus em 111 cidades brasileiras com população superior a 250 mil habitantes. A priorização do transporte público tornaria as viagens motorizadas nos centros urbanos brasileiros mais sustentáveis e eficientes, porque o ônibus é energeticamente mais eficiente do que os outros modos motorizados, ou seja, o ônibus emite menos poluentes por passageiro transportado do que os automóveis e as motos.

O levantamento servirá de referência para futuras ações conjuntas na área ambiental. No documento, são destacados os ganhos de eficiência significativos registrados no Rio de Janeiro, com o grupo de faixas exclusivas, responsáveis pela redução de 14,3 mil toneladas de CO2 por ano. Com referência a São Paulo, cita o estudo do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), de 2017, que registra redução de CO2 com a implantação de 256 km de faixas exclusivas na cidade, entre setembro de 2012 e setembro de 2014, e traz outras referências.

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