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Programa social do Grupo SMS une empresas e população da Região dos Lagos


7/08/2017

Um programa social que une empresas de ônibus e a população das cidades da Região dos Lagos, no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de projeto realizado pelo Grupo SMS, que oferece diversos tipos de serviços de utilidade pública para a população de comunidades carentes localizadas nessa Região. Salineira com a Comunidade, Montes Brancos com a Comunidade ou São Pedro com a Comunidade – o nome depende da empresa do Grupo que está promovendo o evento. O mais importante é a relação de respeito que o Programa vem conseguindo construir com os moradores e clientes das linhas das empresas.

Criado em julho de 2001, o Programa começou a ser realizado apenas pela Salineira e, em 2002, foi ampliado para as outras duas organizações do Grupo. O objetivo era ouvir e debater as necessidades de cada bairro atendido pelas linhas das empresas e, sempre que possível, procurar atender as reivindicações dos moradores. “Os eventos com a comunidade são importantes porque são uma forma que a empresa tem de se aproximar e ouvir suas demandas relacionadas a transporte público. Além disso, a empresa cumpre o seu papel social de levar serviços importantes de que a comunidade necessita”, afirma a assistente social da empresa, Karla Nunes.

Foto: Arthur Moura


Ação global

Assim, o Grupo SMS passou a organizar eventos mensais, entre março e novembro, nos quais oferece serviços, como: inclusão digital; cuidados com a saúde, através da medição do ICM (Índice de Massa Corporal), da pressão arterial e da glicose; coleta de óleo de cozinha; aplicação de flúor e orientação sobre escovação dos dentes; corte de cabelo; manicure e design de sobrancelha; banco de currículos; orientação jurídica, operacional e sobre bilhetagem eletrônica; recreação infantil e pinturas de rosto; desenhos de caricaturas, além de palestras relacionadas ao ambiente familiar e sorteio de cestas básicas. Uma espécie de “Ação Global”, que é levada para dentro das comunidades, em tendas ocupadas por voluntários e parceiros do Grupo, para levar um dia especial aos moradores dessas áreas carentes. “Já participei duas vezes do evento Salineira com a Comunidade aqui no meu bairro. Acho um evento muito bonito, porque a empresa traz serviços a que nós, moradores, não temos tanto acesso nas comunidades, como aplicação de flúor para as crianças, por exemplo”, afirma Cristiane Soares, 34 anos, moradora do bairro Célula Mater.

Cerca de 250 comunidades e 144.559 pessoas já foram atendidas pelo Programa. O pedido para participar deve se da através das associações de moradores da localidade. A empresa que atende aquela comunidade deve então avaliar o nível de carência da população e o número de reclamações sobre a empresa que os moradores tenham feito por intermédio do Serviço de Atendimento ao Cliente. Aprovada a comunidade a ser atendida, começa todo o trabalho de organização do evento, que envolve convocação de voluntários e colaboradores, compra de material, contratação de mão de obra, divulgação na mídia, incluindo carro de som, entre outras coisas. Também é realizada pesquisa de satisfação por empresa especializada, com as pessoas atendidas durante o dia de evento, que vai das 10h às 14h.

Foto: Arthur Moura


Parceria com faculdade

Em 2017, o Programa veio com uma novidade: a Auto Viação Salineira e a Faculdade Unilagos firmaram parceria e os alunos que estão nos períodos finais do curso de Enfermagem farão, nos eventos durante o ano, os atendimentos de medição da taxa de glicose, aferição de pressão arterial e orientações de cuidados com a saúde, sob supervisão dos professores e do coordenador da instituição.

Somente este ano, 2.426 pessoas já se beneficiaram com os serviços oferecidos por Salineira, Montes Brancos ou São Pedro com a Comunidade. A média anual é de cerca de 9.500 atendimentos. Em 2002, em seu segundo ano de funcionamento, o projeto chegou a atender 42 mil pessoas. O objetivo, no entanto, não é a quantidade, mas a qualidade do atendimento e do serviço prestado, que possam garantir a satisfação e travar uma relação mais próxima e sólida entre as empresas e os moradores de áreas em que opera.

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