Home » Matérias » RioCard Duo: transporte e compras em um único cartão

RioCard Duo: transporte e compras em um único cartão


Edição nº 96

22/11/2016

Por Juliana Marques

Os Jogos Rio 2016 trouxeram boas oportunidades para a RioCard. Uma destas deixou de fazer parte da linha comemorativa e se transformou em um produto fixo, pronto para ajudar muita gente. Assim é o RioCard Duo, um cartão que permite o pagamento de passagens em todos os modais de transporte do Rio de Janeiro e ainda fazer compras, pagamentos e transferências, podendo até ser utilizado para aquisições através da internet, tudo sob o controle que um pré-pago oferece.

O período de teste do RioCard Duo 2016 (nome especial da edição limitada) começou em 27 de julho, pouco antes do início da Olimpíada, em parceria com a Visa. O projeto está sendo pensado desde o fi m de 2015, e fazê-lo circular no decorrer dos Jogos foi uma boa oportunidade para apresentá-lo ao mercado. “Um dos indicativos positivos levantados durante este período de teste foi a aceitação total do produto. Outro ponto importante foi a acertada parceria feita com a Visa, que no proporcionou repercussão em níveis nacional e internacional, despertando o interesse pelo projeto até em outras capitais”, explica Cassiano Rusycki, diretor-executivo da RioCard. Na ocasião, além do site www.riocardduo.com, as vendas foram realizadas em casas de câmbio através da parceria com a Brasil Pré-pagos, propondo aos turistas a opção de levar o dinheiro no cartão ao invés de tê-lo em mãos, inclusive o do transporte público.

Foto: Divulgação / RioCard

Dois em um

O RioCard Duo possui dois chips para armazenar, separadamente, os valores destinados às funções transporte e compras. A função transporte pode ser recarregada em quaisquer máquinas de recarga e pontos de recarga RioCard, e ainda através do Recarga Fácil. Na função compras, basta entrar no site www.riocardduo. com, definir o valor da recarga, pagar o boleto ou fazer um débito em conta, confirmar e usar. “É preciso ser prático, fácil e seguro. O usuário poderá carregar a função compras e utilizar o saldo de acordo com a sua necessidade. Se houver perda ou extravio, é só cancelar e pedir outro, e todos os valores estarão preservados”, explica Daniel Werneck, gerente de Novos Negócios e Projetos da RioCard.

Sua utilização também é indicada aos pais de adolescentes que precisam de dinheiro para o transporte público e gastos eventuais: as recargas podem ser feitas sem sair de casa, assim como o acompanhamento das despesas. Empresas de pequeno, médio ou grande porte poderão ser beneficiadas com a praticidade do RioCard Duo ao fazer, por exemplo, contratações temporárias e usá-lo para depositar o salário e, em breve, o vale-transporte do seu funcionário em um único cartão, mesmo que este não tenha conta bancária, livrando-se, assim, da emissão de cheques administrativos ou mesmo dos processos burocráticos para a abertura de contas correntes.

Para quem tem empregada doméstica a novidade se mostra como uma solução na hora de efetuar o pagamento mensal, e isso é bom tanto para o contratante como para a contratada, que não precisará mais correr o risco de transitar com uma grande quantidade de dinheiro. “Analisamos o mercado de pré-pagos no Brasil para entender melhor a necessidade do nosso cliente. Agora podemos disponibilizar um produto forte e eficaz, que vai oferecer uma opção de conta virtual, ou ainda a possibilidade do usuário não bancarizado gerir seu dinheiro de maneira mais segura, com uma facilidade muito maior que a de uma conta bancária”, ressalta Cassiano Rusycki, diretor-executivo da RioCard.

Foto: Arthur Moura

Pronto para o mercado

O lançamento oficial do RioCard Duo acontecerá durante o Fórum RioCard, no 17º Etransport e, então, o produto será disponibilizado em algumas lojas da RioCard com ampla divulgação entre as empresas e demais públicos-alvo. “Compras e transporte fazem parte do dia a dia de qualquer pessoa. É para todas as classes; todos podem utilizá-lo, seja como conta bancária ou para realizar pagamentos menores ou de serviços terceirizados”, diz Cassiano.
O emissor será a Caruana S.A. SCFI que desenvolverá um sistema de acordo com as necessidades da RioCard. “O nosso maior desafio é explicar ao consumidor que é o mesmo RioCard, com as mesmas funções de um RioCard Expresso, porém com uma função a mais. Estamos prontos para entender os feedbacks de todos os públicos do Rio, fazer os ajustes necessários e evoluir sempre em busca de um produto ainda mais completo”, completa Werneck.

Passagem de pulso

Está em teste a nova pulseira da RioCard, uma inovação tecnológica para facilitar o pagamento de passagens nos meios de transporte público do Rio de Janeiro. Ajustável, feita de borracha, à prova d’água, com um compartimento para o chip e recarregável através da loja virtual RecargaFácil, o dispositivo promete oferecer mais praticidade e liberdade ao usuário durante seu acesso ao transporte.

Ainda estão sendo avaliados todos os tipos de impacto, inclusive o alcance da transmissão dos dados, para evitar qualquer tipo de falha na comunicação entre o dispositivo e o validador.

Paralelamente, há testes com um adesivo também com função de pagamento de passagens, que poderá ser removido de quaisquer superfícies e anexados onde o usuário desejar.

©Copyright Fetranspor 2017 | Todos os direitos reservados.