Home » Matérias » Sest Senat completa 25 anos

Sest Senat completa 25 anos


Edição nº 104

28/01/2019

O Sest Senat está completando 25 anos de fundação e serviços prestados ao segmento de transportes e aos rodoviários do Brasil. As entidades, hoje, são referências para os trabalhadores, não apenas no desenvolvimento profissional, mas nas áreas de saúde, qualidade de vida, cultura, esporte, lazer, assistência e integração social para suas famílias e para a sociedade.

Nesses 25 anos, o Sest Senat vem contribuindo decisivamente para profissionalizar e modernizar o setor de transporte. Desde sua criação, em 1993, já realizou mais de 118 milhões de atendimentos em especialidades como fisioterapia, psicologia, nutrição e odontologia e promoveu 433 cursos presenciais e 202 a distância. O Sest Senat é reconhecido pela excelência na prestação desses serviços, que são 100% gratuitos.

 

Meta para 2019: 206 unidades

Somente em 2017, foram prestados aos trabalhadores do transporte mais de 4,8 milhões de atendimentos de promoção social e 3,8 milhões em desenvolvimento profissional. E tudo com total transparência na gestão, com compliance e prestação de contas de forma clara.

Atualmente, o Sest Senat conta com 149 unidades operando em todo o Brasil. Este ano, já foram inauguradas sete unidades: em Teotônio Vilela (AL), Picos (PI), Mossoró (RN), Carazinho (RS), Serra Talhada (PE), Sobral (CE), e em Lages (SC). No ano passado, foram inauguradas as unidades de Paragominas (PA), Duque de Caxias (RJ), Porto Ferreira (SP) e Limeira (SP). A meta estipulada para 2018 foi de 50 novas unidades em todas as regiões do País e, até o final de 2019, é atingir 206 unidades em funcionamento. Todas amplas, modernas e equipadas com tecnologia de ponta.

 

A unidade de Deodoro foi a primeira a funcionar no Estado do Rio | Foto: Divulgação

 

Inovação e desenvolvimento tecnológico

Os serviços também vêm sendo ampliados. Foram adquiridos 130 simuladores híbridos de direção e 125 simuladores de empilhadeira, para capacitação e aperfeiçoamento em condução de todos os tipos de veículos. As oportunidades de desenvolvimento profissional serão ampliadas em mais de 30%, com a oferta chegando a mais de 500 cursos presenciais e cerca de 300 a distância. Também foi projetado um crescimento de 15% na área de saúde, que resultará em 1,7 milhão de atendimentos por ano.

Outra frente de atuação do Sest Senat está na inovação e desenvolvimento tecnológico, para atender a esta demanda crescente da atividade transportadora. Juntamente com o Instituto de Transporte e Logística (ITL), as entidades estão reforçando o apoio às empresas em educação, pesquisa e inteligência, tendo formado mais de mil gestores, de 400 empresas transportadoras, no curso de Especialização em Gestão de Negócios, ministrado pela Fundação Dom Cabral. Em dezembro de 2017, em parceria com a Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), foi concluída a primeira turma do curso de Certificação Internacional Aviation Management, para a formação de gestores aéreos. Também já foi formada a primeira turma do Curso de Certificação Internacional Ferroviária em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroviários no Brasil, ministrado pela Deutsche Bahn.

 

Parcerias estrangeiras pela qualidade

Na área da qualidade, as entidades firmaram parceria com a Universidade de Stanford e com a Singulary University, ambas dos Estados Unidos, e participaram do Fórum de Inovação do Transporte, criado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), com a finalidade de sintonizar o setor com o que há de mais moderno no Século 21. O objetivo do Sest Senat é trazer para o Brasil os melhores cursos, as melhores tecnologias e as ideias inovadoras que vão ajudar a qualificar e aumentar a empregabilidade dos trabalhadores do transporte. Segundo informou a assessoria de imprensa das entidades, isso terá impacto na modernização da gestão, nas operações de transporte e na qualidade dos serviços prestados à sociedade, tanto pelas empresas, quanto pelos transportadores autônomos.

O Sest Senat pertence ao trabalhador do transporte e sua família. Ao completar 25 anos de existência, as entidades se expandem cada vez mais para todo o Brasil, oferecendo serviços nas áreas de saúde, esporte e lazer e proporcionando aos rodoviários diversas oportunidades de aperfeiçoamento profissional e de novas qualificações, bem como a chance de formação para pessoas que desejam atuar dentro do segmento de transportes.

©Copyright Fetranspor 2017 | Todos os direitos reservados.