Home » Matérias » Volta Redonda opera primeiro ônibus público 100% elétrico do Brasil

Volta Redonda opera primeiro ônibus público 100% elétrico do Brasil


Edição nº 103

29/10/2018

O primeiro coletivo elétrico adquirido por um governo municipal no Brasil já está operando em Volta Redonda. Para pôr em prática o programa Tarifa Comercial Zero, a prefeitura adquiriu o modelo BYD D9W, com carroceria Caio Millenium, e já encomendou mais três unidades. O ônibus circula gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado até as 14h, interligando os quatro principais pontos comerciais do município (Vila Santa Cecília, Centro, Aterrado e Retiro). Outros dois ônibus elétricos devem ser adquiridos pelo município até o final do ano, dependendo apenas de financiamento. O período de testes se iniciou em 18 de julho do ano passado, e a linha teve quase 100% de aprovação dos usuários e comerciantes.

A entrega oficial do ônibus 100% elétrico foi realizada em cerimônia no dia 15 de agosto último, quando estiveram presentes autoridades municipais, o presidente da BYD do Brasil, Tyler Li, e outras personalidades. “O projeto tem o objetivo de aquecer a economia, levando os consumidores aos principais centros comerciais da cidade, sem interferir nas linhas convencionais. Além disso, o veículo não provoca poluição sonora e nem atmosférica. Com tudo isto, vamos melhorar a mobilidade de Volta Redonda”, enfatizou o prefeito Samuca Silva.

 

Veículos 100% modernos

O chassis BYD D9W é utilizado para aplicação em carrocerias com até 13,2 metros de comprimento. Os dois motores BYD-2912TZ-XY-A, de 150 KW, juntos, equivalem a 402 cavalos e estão integrados nas rodas no eixo traseiro, contando com um módulo de controle eletrônico de tração. O chassis utiliza o conceito Low Entry, ou seja, sem degraus para o embarque e desembarque dos passageiros. A estrutura é constituída por materiais de alta resistência à torção e à flexão. Os freios a disco regenerativos, com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionam maior segurança e autonomia ao veículo. O modelo ainda dispõe de: suspensão pneumática integral; sistema de rebaixamento bilateral (ECAS) que permite o ajoelhamento da suspensão e a elevação da carroceria, para transpor obstáculos, e coluna de direção regulável.

A carroceria Caio Millenium tem design moderno e inovador, aliando-se ao baixo custo de manutenção. Possui lanternas modulares em LED intercambiáveis, facilitando a reposição e manutenção; faróis em conjuntos óticos modernos, com day running lights (DRL) em LED; central elétrica com grande espaço, auxiliando a organização e manutenção; fácil acesso e manutenção do itinerário frontal, pela parte interna do veículo.

 

Foto: Divulgação / BYD

 

Tecnologia sustentável se difunde

Também em Minas Gerais, frota de ônibus 100% elétrica entrará em operação ainda este ano. A BYD fornecerá à cidade de Uberlândia oito ônibus BYD D9A, com carroceria Caio Millenium. A cerimônia de formalização da compra pela empresa São Miguel, uma das três concessionárias que atuam no Sistema Integrado de Transporte (SIT) da cidade, aconteceu no dia 28 de agosto. Os ônibus já estão sendo produzidos na fábrica da BYD em Campinas, com previsão de entrega para 90 dias.

 

Redução de poluentes locais

Os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus elétrico em operação urbana reduz cerca de 1,8 tonelada de CO2 equivalente, o que representa o plantio de mais de 11 árvores ao ano, além de evitar a emissão local de 118,814 kg de NOX e 1,152 kg de material particulado. Para Tyler Li, Presidente da BYD do Brasil, “o ônibus elétrico é uma tecnologia promissora na busca por um transporte público menos poluente e com menor custo de manutenção. Com, cada vez mais, grandes metrópoles globais realizando testes e implementando esse tipo de veículo em suas vias públicas, o ônibus elétrico vai deixando de ser apenas uma ideia do futuro, firmando-se, dia a dia, como realidade”.

A BYD é uma gigante global especializada em energia limpa, foi fundada em 1995 e rapidamente se tornou a maior fabricante mundial de baterias recarregáveis, sistemas de armazenamento de energia, ônibus e caminhões 100% elétricos. Desde 2015, a BYD também vem surpreendendo o mundo como a maior fabricante de automóveis elétricos e híbridos plug-in do mundo (2015, 2016 e 2017).

©Copyright Fetranspor 2017 | Todos os direitos reservados.