Bora de Riocard: perfil no Instagram ensina a ser turista sem gastar muito

08/06/2022 |

Ela possuía em mãos um celular, a vontade de desbravar pontos turísticos e inusitados da cidade do Rio de Janeiro e um cartão Riocard Mais, Bilhete Único. Glauber Rocha, cineasta brasileiro, um dos mais influentes do Cinema Novo, teria dito que ela levava “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”. Estamos falando da estudante de publicidade e propaganda e estagiária de marketing, Joyce dos Santos Tavares, 26 anos, moradora do Brás de Pina, bairro da Zona Norte do Rio, que lançou, há cerca de um ano, o perfil @boraderiocard, no Instagram, onde compartilha lugares para passear pelo Rio de Janeiro utilizando o transporte público, em especial o ônibus, e pagando a passagem com o cartão Riocard Mais.

“Eu queria fazer alguma coisa, mas não sabia em que nicho me encaixaria dentro do meu orçamento. Daí, ano passado, quando peguei esse celular, surgiu a ideia. Eu sempre amei conhecer lugares, sempre gostei do novo. Um dia eu estava no Pão de Açúcar e pensei: ‘vou fazer conteúdo para a acessibilidade das pessoas a lugares turísticos, usando o Riocard Mais’. Na mesma semana comecei a colocar a ideia em prática, pesquisando sobre vários lugares. O primeiro local que visitei e que gerou o primeiro conteúdo do perfil foi o Forte do Leme”, lembra Joyce.

 

Laje dos Pescadores

Em janeiro passado, um de seus vídeos, da visita à Laje dos Pescadores, em São Conrado, caiu no gosto dos internautas e viralizou. “Acho que o fato de ser uma novidade e um lugar que pouca gente conhece chamou a atenção das pessoas. Nas minhas pesquisas, eu descobri esse local assistindo a um vídeo no Youtube, de 1900 e bolinha. A conta do influencer que ensinava como chegar até lá já está até desativada, se não me engano. A Laje é um lugar muito bonito e pouco conhecido. Eu gravei todo o percurso até chegar lá”. Um tempo depois de Joyce postar vídeo da Laje, o número de visualizações, curtidas e comentários já estava muito acima do que o de costume. O post começou a ser compartilhado em outras redes sociais e jornais como o Diário do Rio, Extra e O Globo a procuraram para falar sobre sua iniciativa. Foi o suficiente para que a estagiária de marketing se tornasse conhecida e seus seguidores começassem a subir, chegando hoje a mais de 10 mil.

Para produzir o conteúdo para o perfil, Joyce conta com a ajuda do namorado, Oseas Nunes, e do amigo Rafael Obama, que se alternam como acompanhantes nos passeios da influenciadora e fazem as vezes de videomaker e fotógrafo. Como trabalha e estuda, durante a semana ela apenas define seu próximo destino. Para visitar os lugares e fazer as gravações de vídeos e fotografias, Joyce escolheu os sábados. Domingo é dia de editar o material para postar. Já para definir o roteiro da viagem de sua casa até o local turístico, Joyce usa o Moovit, aplicativo de mobilidade urbana que ajuda o usuário do transporte público em seus itinerários, sugerindo o melhor meio de transporte e as melhores linhas para se chegar a um destino.

 

Escadaria de Selaron

Desde que lançou o @boraderiocard, até o dia sete maio, quando a Revista Ônibus conversou com Joyce, seu perfil contava com 33 postagens. “O local que eu mais amo de todos é o mais clichê, que é a Escadaria de Selaron, em Santa Teresa. Me identifico muito com aquele lugar”. E como dizem que quem gosta repete, Joyce já visitou a Escadaria duas vezes para postagens no perfil, assim como o Pão de Açúcar. “Mas, procuro variar sempre e ir a lugares diferentes”, explica. Em sua lista de locais que ainda serão visitados estão a Ilha da Gigoia, na Barra da Tijuca, e o The Maze Rio, um centro cultural multifacetado, que fica dentro da comunidade Tavares Bastos, no Catete, mas que atualmente encontra-se fechado.

As programações noturnas escolhidas pela influenciadora são sempre no campo gastronômico. “Inclusive o primeiro post meu que o Riocard Mais compartilhou, em janeiro, foi o de uma pizzaria com temática de jogos, em Irajá, e que agora também tem na Penha, a Players da Pizza”, conta. O processo é o mesmo dos passeios diurnos. Ela mostra a linha de ônibus que utiliza para chegar ao local, pagando a passagem com o Riocard Mais, e apresenta as principais características do lugar. Tudo através de vídeos e fotos.

 

Embaixadora da Riocard Mais

Questionada por que escolheu dar dicas de locais para visitar na capital carioca utilizando ônibus e pagando com o Riocard Mais, Joyce explicou: “eu queria fazer algo diferente, mas precisava me encaixar dentro da minha realidade. Não tenho muitos recursos, não tenho carro, meu namorado também não tem, nosso meio de transporte é o ônibus. Mas, tenho um telefone e um bilhete único. Então, resolvi que era isso que ia fazer. Mostro tudo: o percurso, a linha de ônibus, eu passando o cartão na máquina e o local em si”.

O @boraderiocard acabou rendendo uma parceria entre a influenciadora e a Riocard Mais. Agora, ela é embaixadora da marca. “Em janeiro, quando meu vídeo da Laje dos Pescadores viralizou, a Riocard Mais me mandou um kit com pulseira e chaveiro, que funcionam como cartão, entre outros brindes. Depois de alguns meses, a empresa me procurou e, em maio, assinamos um contrato. Esse é o meu primeiro trabalho oficial como influencer”, comemora Joyce. “Já comecei a postar conteúdos relacionados ao cartão, sobre o Clube Riocard Mais, sobre como faz recarga, como compra”.

Sobre os planos para o futuro, Joyce afirma que quer continuar trabalhando como influenciadora, poder viver de suas postagens, gerar emprego e alcançar pessoas de diversas formas. Para isso, pretende aperfeiçoar seus conteúdos. “Estou procurando ferramentas, como uma câmera melhor, microfone sem fio, entre outras coisas. Quero visitar outros lugares também, dentro do estado do Rio, porque o Riocard pode ser usado no estado todo”, diz. Conteúdos em outros estados do Brasil também estão em seus planos, começando pela capital baiana. “Um dos meus sonhos é conhecer Salvador”, revela.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *