Cestas básicas para rodoviários desempregados

08/09/2021 |

Riocard Mais, Rio Ônibus, Sinfrerj, Sintrucad-Rio e Casa Esperança se unem para ajudar rodoviários desempregados

Uma parceria movida pela empatia e pelo amor uniu a Riocard Mais, o Rio Ônibus (Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro), Sinfrerj (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento do Estado do Rio de Janeiro) e o Sintrucad-Rio (Sindicato dos Rodoviários do Município do Rio de Janeiro) ao Casa Esperança, que é um centro de ação solidária adventista, e à Adra (Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais), organização reconhecida internacionalmente por ações filantrópicas. Juntas, as entidades estão realizando a campanha “Movimento Esperança – o olhar na direção certa”, de arrecadação e distribuição de cestas básicas para famílias de rodoviários desempregados, sem renda e em situação de vulnerabilidade social.

Segundo o coordenador Geral do Casa Esperança e um dos idealizadores e coordenador da campanha, Edélcio Tirado Luduvice, a iniciativa surgiu como forma de atender a um desafio da liderança dos rodoviários da capital carioca para ajudar os companheiros de classe desempregados e suas famílias. “Cerca de sete mil rodoviários perderam o emprego no Rio de Janeiro nos últimos anos e grande parte desse contingente ainda não conseguiu recolocação no mercado de trabalho, em razão da conjuntura adversa que assola a economia da nossa cidade, agravada pelo persistente ambiente de pandemia”, disse.

1.400 CESTAS ENTREGUES
A seleção das famílias a serem beneficiárias da campanha é realizada pelo Sindicato dos Rodoviários do Rio de Janeiro, a partir de um cadastro e adotando o critério de maior vulnerabilidade. “Já foram arrecadadas 1.400 cestas básicas, o que representa cerca de 20 toneladas de mantimentos”, afirmou Luduvice. O coordenador do “Movimento Esperança” informou que a campanha teve como objetivo atender uma demanda emergencial, suprindo a lacuna dos programas sociais do governo. “Ela terá continuidade na medida em que haja novas demandas e acordos entre as entidades parceiras”, disse.

Para marcar o início da parceria entre Riocard Mais, Rio Ônibus, Sinfrerj e Sintrucad com o Casa Esperança e a Adra e demonstrar a importância da iniciativa, foi realizado um evento, no domingo 6 de junho, para o lançamento da campanha e a entrega simbólica de 200, das 1.400 cestas angariadas na primeira etapa da ação. O evento reuniu representantes de cada uma das entidades parceiras, no Centro Cultural dos Rodoviários, localizado no Centro do Rio de Janeiro.

EVENTO REUNIU PARCEIROS
Estiveram presentes: além do coordenador da campanha, Edélcio Tirado Luduvice, o presidente do Sinfrerj, João Henrique de Paula Fonseca; o diretor do Rio Ônibus, Paulo Valente; o vice-presidente do Sintrucad-Rio, José Carlos Sacramento; a gerente de Marketing da Riocard Mais, Melissa Sartori; a gerente de Comunicação Institucional da Fetranspor, Verônica Abdalla; o diretor Social do Sintrucad-Rio, Antônio Bustamante; o conselheiro do Casa Esperança, Martinho Ferreira de Moura; o pastor Gilson Montim, também do Casa Esperança, e vários voluntários da instituição.

Na ocasião, Luduvice falou sobre a importância da parceria e sobre o desafio de ajudar os rodoviários desempregados e suas famílias “a enfrentarem essa dificuldade momentânea pela qual o País todo está passando”. Luduvice lembrou que o Sintrucad-Rio e o Casa Esperança já estão trabalhando juntos há cerca de um ano, desenvolvendo ações voltadas para moradores de rua e população carente. “Um trabalho fantástico que já resultou em mais de cem mil atendimentos”.

“Já foram arrecadadas 1.400 cestas básicas, o que representa cerca de 20 toneladas de mantimentos”
Edélcio Luduvice, Coordenador do Casa Esperança e do “Movimento Esperança”

MOMENTO DIFÍCIL DO SETOR
O presidente do Sinfrerj ressaltou a iniciativa humanitária do Movimento. “A gente não pode salvar o mundo, mas, com pequenas ações, a gente tenta melhorar a vida de cada um que está precisando nesse momento”, afirmou. Já Melissa Sartori destacou os problemas que o setor de transporte público vem enfrentando, acentuados pela pandemia, e também celebrou a oportunidade da empresa contribuir com famílias de rodoviários que estão passando por necessidades. “Desejamos que essa ação, assim como outras, possa ir ao encontro de cada pessoa que precisa”, disse. Paulo Valente também falou sobre o momento difícil que o setor vem atravessando, com o fechamento de várias empresas, uma das razões para o aumento do desemprego na classe rodoviária, e enalteceu a importância do trabalho conjunto e a união de forças. “Pode parecer pouco, diante da necessidade, mas já conseguimos fazer alguma diferença na vida dessas pessoas. Vamos seguir nessa luta”.

José Carlos Sacramento lembrou que o problema da categoria é bem maior do que aparenta e que é fundamental tentar recolocar os rodoviários desempregados no mercado – cerca de 7.000 rodoviários perderam o emprego na cidade do Rio de Janeiro durante a pandemia e grande parte desse contingente ainda não conseguiu uma recolocação. “Hoje o mais importante é nos ajudarmos. A gente tem feito um cadastro e quer, no futuro, encaminhar esses trabalhadores para um emprego. Com a economia voltando, esperamos que eles possam ser reaproveitados”, pediu.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *