Coronavírus: veja as medidas tomadas pela Riocard Mais

19/08/2020 |

Com a pandemia do novo coronavírus, a Riocard Mais realizou diversas mudanças para garantir a segurança dos seus clientes e colaboradores. Esta quarta edição do Riocard Mais Informa traz todas as ações que a empresa adotou durante esse período, em que a maioria das pessoas teve que ficar em suas casas para evitar a propagação do vírus. Foram realizadas lives com temas relevantes, webinar para empresas parceiras, foram lançados novos filtros de realidade aumentada no Instagram, e novos produtos na loja física e on-line. Além disso, a Riocard Mais promoveu diversas ações de conscientização, incentivando os clientes a utilizarem as plataformas on-line e a fazerem a higienização correta dos cartões, dentre outras dicas.

 

Adaptações necessárias
Com o objetivo de evitar a contaminação e a propagação do coronavírus e garantir a segurança dos clientes e colaboradores, as lojas Riocard Mais passaram por adaptações necessárias na estrutura física e no atendimento. Os espaços das lojas são higienizados constantemente durante toda jornada de trabalho. Também foram colocados totens de álcool em gel, sinalizações que indicam ao cliente o local em que deve permanecer enquanto aguarda atendimento, além de marcações que mostram o fluxo de saída. E para reforçar os cuidados, os clientes Riocard Mais têm a temperatura aferida na entrada e precisam estar com máscaras para entrar no local. Àqueles que não estão protegidos, os atendentes oferecem máscaras descartáveis.

Para cumprir as medidas de segurança e lidar com esse novo cenário de atendimento, todos os colaboradores das lojas passaram por treinamento e receberam instruções seguras para a utilização dos equipamentos de proteção individual, EPIs. Além disso, foi adotado o regime de escala e a Riocard Mais forneceu aos atendentes e líderes todos os materiais necessários, aprovados pela consultoria de medicina do trabalho da empresa, como máscaras de tecido duplo, protetores faciais de acrílico e luvas descartáveis. “Nossa empresa sempre esteve presente para garantir total segurança aos nossos colaboradores e todos os equipamentos necessários. Vale ressaltar que não tivemos conhecimento de contágio da Covid-19 em nossa equipe”, afi rma Márcia Caldeira, líder da loja Central. A atendente Marília Tavares diz que se sente bastante confortável e segura em trabalhar, pois está recebendo todas as orientações.

As equipes que precisam se deslocar ou exercer algum trabalho externo também tiveram que se adequar. Os técnicos de manutenção das máquinas de recarga passaram a usar máscaras, face shields, luvas e álcool em gel. Além da necessária higiene das mãos, passaram a higienizar também as máquinas, principalmente as telas dos equipamentos. As equipes de operação e service desk da TI, que frequentam garagens de ônibus, estações das barcas e lojas, também aumentaram os cuidados: passaram a evitar os horários de pico no transporte público, a utilizar os citados EPIs, respeitando o distanciamento no momento do atendimento e passando álcool em gel nos equipamentos em que fazem manutenção ou reparos. Foi criado um regime de escala para os funcionários em home offi ce, e houve ampliação do atendimento remoto. As equipes de segurança da informação, de vendas, do call center enfi m, todos mudaram suas rotinas para se adaptarem ao novo cenário.

 

Conscientização e lives
Desde o início da pandemia, a Riocard Mais promoveu diversas ações de conscientização para evitar a disseminação do novo coronavírus através do “Se Cuide +”, nas redes sociais. As postagens com imagens e vídeos mostravam dicas de como cuidar da saúde neste momento, como, por exemplo, orientações sobre a maneira correta de higienizar as mãos e os cartões Riocard Mais. Além de sugestões de como lidar com o isolamento social e outras formas de prevenção do coronavírus. Nas mídias sociais, a empresa publicou um vídeo de agradecimento aos profissionais de diversos setores da Riocard Mais que continuaram trabalhando nas ruas ou alocados para garantir que todos os trabalhadores de serviços essenciais chegassem nos seus destinos diariamente.

A empresa também promoveu lives na sua página do Instagram, sobre temas relevantes, como autossabotagem, autoconhecimento, aprendizado pós-pandemia e maternidade durante a quarentena. Para as empresas parceiras, a Riocard Mais promoveu o webinar “Reinventar – Como sair da crise”, em maio. Os encontros contaram com a participação de profissionais multidisciplinares, que presentaram conteúdos relacionados à crise atual, ao futuro dos negócios e à gestão de crise. Os vídeos dos palestrantes do webinar estão na página do YouTube da Riocard Mais

 

Chaveiro e pulseira chegam às lojas!

Desde o dia 13 de julho, o chaveiro e a pulseira da Riocard Mais, para pagamento de tarifas do transporte coletivo, estão disponíveis para aquisição no site lojaonline.riocardmais.com.br e nas lojas Central e Siqueira Campos. O valor da pulseira é de R$ 60,00, sendo R$ 10,00 referentes à carga inicial para o uso no transporte público, R$ 47,00 pela taxa de ativação e R$ 3,00 de depósito de garantia. Já o chaveiro tem o valor de R$ 40,00, com R$ 10,00 de créditos para o uso no transporte público, R$ 27,00 de taxa de ativação e R$ 3,00 de depósito de garantia. A ativação está com desconto promocional de R$ 10,00 pelo lançamento. O valor mínimo de recarga é de R$ 10,00. É possível cadastrar o CPF para ter os créditos devolvidos em caso de perda ou roubo.

Além de serem à prova d’água, a pulseira e o chaveiro já vêm com o benefício do Bilhete Único Carioca habilitado, e outros benefícios tarifários podem ser inseridos. O cliente ganha mais praticidade, pois basta encostar o dispositivo no validador para liberar a roleta. As novidades da Riocard Mais são excelentes alternativas para o período de pandemia do coronavírus, pois evitam manusear o cartão para pagar a passagem.

“Os nossos clientes estão voltando à rotina aos poucos e notamos que há uma preocupação ainda maior com a possibilidade de evitar o contato físico nos transportes. A pulseira e o chaveiro atendem a esse anseio. São mais seguros, práticos e dão agilidade ao embarque”, explica Cassiano Rusycki, diretor executivo da Riocard Mais, que ressalta a boa receptividade dos clientes aos produtos no carnaval, quando os dispositivos foram distribuídos gratuitamente.

 

Filtros de realidade aumentada

A Riocard Mais lançou, na sua página do Instagram, novos filtros de realidade aumentada para os clientes que possuem o cartão Expresso, oferecendo-lhes uma nova experiência.

Voltada para os clientes que fazem uso de smartphones, que já são 60% dos que acessam os sites da empresa pelo telefone celular, a ferramenta oferece, de forma ágil e com fácil visualização, informações sobre a Riocard Mais. São dois filtros disponíveis: o primeiro, fala sobre a ação de conscientização “Se Cuide Mais”, ensinando como higienizar o cartão, e o segundo mostra as facilidades que a empresa oferece, como recarga, Valida Mais e os descontos do Clube de Vantagens.

Para acessá-los, basta ir até o espaço destinado aos filtros no Instagram, ao lado do ícone do IGTV. E para usar, é mais fácil ainda: ao escolher um dos filtros e abri-lo, direcione a câmera traseira do seu celular para o seu Riocard Mais Expresso e pronto. Acesse o Instagram da @riocardmais e experimente essa novidade!

 

Comodidade através dos canais digitais
Os aplicativos Riocard Mais e Valida Mais têm sido de grande importância neste período de pandemia, pois diminuíram a necessidade de comparecimento às lojas, reduzindo a formação de filas nesses locais e, assim, ajudando a evitar a disseminação da Covid-19. A empresa fez uma série de adaptações e melhorias no seu call center, reforçou o atendimento virtual do Tomais, a comunicação através de e-mail, SMS e pelas redes sociais. Além disso, o site está sendo atualizado constantemente para que os clientes continuem bem informados sobre as mudanças.

A Riocard Mais publicou diversos posts em suas redes sociais, recomendando aos clientes que serviços como compra de créditos de transporte, consulta de saldos e extratos e validação de recarga fossem feitos através das plataformas on-line. E, caso necessitassem de ajuda, procurassem priorizar o assistente virtual Tomais, que está 24 horas à disposição.

Serviços como solicitação de segunda via do cartão e busca por informações permanecem acessíveis no site www.cartaoriocardmais.com.br, e também é oferecida a opção de entrega sem contato, para quem efe tuar a compra de cartão no site e escolher o recebimento domiciliar. Desta forma, o pacote é deixado onde o cliente determinar, sem a exigência de assinatura.

Durante o isolamento social, diversos clientes deixaram de usar os seus cartões e, nesses casos, pode ocorrer o bloqueio. Para resolver isso, o aplicativo Valida Mais passou a reativar cartões há muito tempo sem uso. A ferramenta também faz a validação da recarga recém-adquirida pelo celular em instantes, através da tecnologia NFC (Near-Field Communication).

“A tecnologia teve e tem papel fundamental durante a pandemia. Estamos trabalhando para buscar sempre novas soluções tecnológicas que possam tornar o dia a dia dos nossos clientes mais simples e prático.” afi rma Renata Faria, diretora executiva da RioCard TI

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