GiroBus: projeto itinerante leva cultura, educação e saúde para as pessoas

08/06/2022 |

AViação Paraty, empresa de Araraquara, no interior de São Paulo, colocou em circulação, em março passado, um novo tipo de ônibus, que percorre as cidades atendidas por suas linhas levando cultura, educação, saúde e bem-estar. A iniciativa faz parte do projeto Girobus, cujo pré-lançamento aconteceu dia 27 de março, durante a corrida de rua Atalanta Run, promovida pela Viação Paraty juntamente com outras empresas de Araraquara. “A nossa proposta é oferecer às comunidades a nossa própria agenda de ações, que incluem aulas de alfabetização e empreendedorismo com instituições parceiras, assim como a promoção de eventos específicos, em datas comemorativas, como a Páscoa, Dia das Mães, Dia de Fazer a Diferença e Natal, entre outros”, explica a diretora de Comunicação da Viação Paraty, Luciana Herszkowicz. O veículo, um Mercedes-Benz OF 1418, Caio Apache Vip, foi totalmente remodelado. As poltronas, balaústres e demais componentes do interior do ônibus foram retirados. Na parte externa, foi instalado um toldo. Também foram adquiridos mesas, cadeiras, pufes e objetos de decoração, utilizados de acordo com a atividade realizada.

O layout do veículo foi criado pela designer Patrícia Corbi, que utilizou ilustrações representando as ações propostas pelo projeto e que dão a ideia de movimento. São pessoas ouvindo música, dançando, estudando, pintando, interagindo com a cidade. Apesar da pintura dos ônibus da empresa ser na cor verde, o Girobus adotou a laranja, que, segundo a simbologia das cores, estimula a criatividade e reflete animação, entusiasmo, dinamismo, alegria, sociabilidade e movimento. Ou seja: é uma cor vibrante e cheia de energia.

Aproximação coma comunidade

De acordo com a diretora de Comunicação, o nome GiroBus é uma alusão ao verbo “girar”, que significa “dar voltas ou giros, andar de um lado para outro, circular”. O GiroBus, portanto, é aquele que percorre, se movimenta, chega a qualquer ponto da cidade e atende toda a população, o que é exatamente o papel do ônibus na mobilidade urbana. “Além disso, a palavra ‘giro’, na língua portuguesa de Portugal, tem a conotação de bonito e curioso, o que se encaixa perfeitamente ao conceito do GiroBus”, explica Luciana. “A expectativa em torno desse projeto é grande, pois é uma excelente oportunidade de aproximação com a comunidade, oferecendo atividades que agreguem valor. Queremos que a população sinta que não apenas disponibilizamos um meio de transporte, mas que fazemos parte da vida dela”, acrescenta.

Para fortalecer a economia das localidades atendidas pelo projeto, Luciana explica que serão criadas parcerias com a iniciativa privada, permitindo, inclusive, que as empresas utilizem o GiroBus, caso haja disponibilidade, para a realização de ações próprias. “Um dos acordos já formalizado é com a rede de farmácias Drogaven, que possui 37 lojas nas cidades de Araraquara, São Carlos e Matão”, esclarece a diretora. Assim, uma vez por mês, o GiroBus e a Drogaven percorrerão algumas regiões para promover o Dia da Saúde, com orientações sobre o tema, aferição da pressão arterial e teste de glicemia, entre outras atividades.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *