Grupo JAL mantém academia de ginástica para colaboradores

31/07/2017 | Edição nº 98

Proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores. Esse foi o principal objetivo do Grupo JAL ao inaugurar, em junho de 2013, a Academia JAL, localizada na sede da Empresa de Transportes Flores, próxima ao Centro Médico, e que oferece atividades de ginástica e musculação. O espaço começou a funcionar oficialmente no dia 1º de julho de 2013 e está equipado com aparelhos de musculação, bicicletas, esteiras, halteres e conta com ampla sala com espelho para aulas de aeróbica. É um centro de ginástica completo, exatamente igual a uma academia comum. Inclusive são definidos horários para exercícios e exigido exame médico autorizando a sua prática. E tudo sob a orientação e supervisão de profissionais de Educação Física.

Cláudio Lavouras, diretor do Grupo JAL, explica que a iniciativa de construir uma academia para uso exclusivo dos colaboradores faz parte de um conjunto de ações voltadas para a saúde e qualidade de vida dos profissionais, as quais contribuíram para a conquista da Norma OHSAS 18001, referente ao Sistema de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho, em 2013, juntamente com a NBR ISO 14001, do Sistema de Gestão Ambiental, e a NBR ISO 9001, do Sistema de Gestão da Qualidade. “O sedentarismo é um dos maiores causadores de problemas de saúde hoje em dia, além de contribuir para o desenvolvimento de doenças. O estresse também é um mal que enfrentamos na era atual. Por isso, realizar exercícios físicos regularmente é importante não apenas para manter a forma, mas para a saúde física e mental e para a longevidade”, defende Lavouras.

Cláudio Lavouras, diretor da Flores | Foto: Arthur Moura

 

Iniciativa premiada

Destinada aos colaboradores que desejem melhorar seu condicionamento físico, cuidar da saúde, eliminar as tensões e o estresse ou mesmo usufruir de uma nova opção de lazer, a Academia JAL, segundo Lavouras, tem trazido benefícios e resultados diretos para as empresas do Grupo. “Aumento da produtividade, equipe mais motivada, redução de problemas emocionais e estresse, menor rotatividade, além de um ambiente de trabalho mais harmônico, com colaboradores satisfeitos e felizes”, são algumas das vantagens destacadas pelo diretor. Cláudio também ressaltou o fato de a academia contribuir para a interação entre pessoas de setores diferentes. “O espaço é comum a todos e proporciona às pessoas a oportunidade de se conhecerem melhor, o que nem sempre é possível durante o expediente”, disse.

A Academia já rendeu à Flores a Bienal ANTP de Marketing, na categoria Endomarketing, em 2014, com o case “Academia JAL, Qualidade de Vida e Saúde para Todos”. Resultados como redução de massa magra e massa gorda, de perimetria abdominal, de peso, entre outros, foram destacados no trabalho vencedor para mostrar a importância da iniciativa dentro da organização.

Foto: Arthur Moura

 

Resultados comprovados

Os alunos passam por avaliação física a cada três meses e os exercícios são personalizados, com base na necessidade de cada pessoa, e acompanhados de perto pelos professores. “Eu era sedentário, não fazia nada. Comecei a frequentar a Academia e mudou tudo na minha vida. Minha disposição, alimentação, postura, meu dia a dia, minha saúde, tudo mudou”, afirma o fiscal Almir Francisco, de 53 anos, há 21 na Flores e há 3 na Academia JAL. Almir é um ótimo exemplo do que a prática de exercício físico pode fazer pela vida de uma pessoa. Ele, além de frequentar as aulas da Academia e ter emagrecido mais de 10 quilos, se tornou corredor e já participou de meias maratonas e da Maratona do Rio.

Aline Nascimento, 36 anos, líder da Tesouraria, há 15 anos na empresa, emagreceu seis quilos e conseguiu reduzir seu percentual de gordura de 25 para 18, desde que começou a malhar, logo que inaugurou a Academia. Aline não gostava de praticar exercício físico, mas tomou gosto. Tanto que faz aula às 5h30min. “Escolhi malhar de manhã e foi ótimo, porque fico mais disposta durante o dia”, diz. Ela conta que procurou uma nutricionista também e mudou sua alimentação. Assim o ganho na saúde foi ainda maior.

Um dos alunos mais assíduos, o supervisor de Segurança do Trabalho, Antônio Clementino, 55 anos, também escolheu o primeiro horário, logo que a Academia abre, para malhar. “Pratico de segunda a sexta-feira, às 5h30min, sem faltar um dia. Me ajudou a perder peso, fortalecer a musculatura e até a respiração melhorou, sem falar na autoestima, a gente se olha no espelho e vê o resultado no físico”, comemora.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *