Grupo JAL promove campanha sobre uso responsável do Riocard Mais Estudante

02/06/2021 |

O Grupo JAL (Empresa de Transportes Flores, Rio D’Ouro Transportes Coletivos, Viação Beira Mar, Transporte Mageli, Expresso Real Rio, Viação Brazinha e Turismo Três Amigos), sediado em São João de Meriti, e cujas empresas operam linhas municipais na Baixada Fluminense e intermunicipais, realiza anualmente, desde 2013, uma campanha sobre o uso responsável do Riocard Mais Estudante no transporte coletivo. O objetivo da iniciativa é fomentar a boa relação entre os trabalhadores rodoviários de suas organizações, estudantes e membros das instituições de educação da região atendida.

Além de prezar pelo respeito entre alunos e rodoviários, a iniciativa visa ao cumprimento da Lei 4.510, de 2005, que “garante aos estudantes isenção do pagamento de tarifas nos serviços de transporte intermunicipal de passageiros por ônibus do estado do Rio de Janeiro para alunos do ensino fundamental e médio e técnico de nível médio, integrado, concomitante e subsequente, da rede pública estadual de ensino”.

Assim, todos os anos, logo que se inicia o período letivo, são enviados ofícios, com informações e esclarecimentos sobre a gratuidade nos ônibus, a diversos órgãos públicos, como as prefeituras dos municípios atendidos pelas linhas das empresas do Grupo, conselhos tutelares, Polícia Militar, entre outros. A campanha também utiliza cartazes dentro dos ônibus e postagens nas redes sociais do Grupo, procurando alcançar o maior número possível de alunos, pais, professores e diretores de escolas. Além disso, são enviados releases para as mídias da Baixada Fluminense, com dados sobre a iniciativa e reforçando a importância do cumprimento da lei.

Outra importante ação da campanha é a ampla orientação dos motoristas, cobradores e fiscais das empresas do Grupo JAL, através de ferramentas de comunicação internas, como jornal, TV corporativa, murais, intranet e WhatsApp, sobre o direito dos estudantes de escolas públicas ao Riocard Mais Gratuidade e sobre a forma correta de abordar e esclarecer os alunos quanto ao fato do embarque ser realizado somente com o Riocard Mais Estudante, contendo a passagem. “A campanha sobre o uso responsável do cartão tem sido fundamental para diminuir o número de reclamações veiculadas na mídia, bem como possíveis conflitos, durante o embarque, entre colaboradores das nossas empresas e alunos que ainda não dispõem do benefício. Essa prática de diálogo com nossos públicos faz parte constante das nossas ações e contribui para as relações entre as empresas e seus clientes, bem como para a boa imagem da nossa organização”, explica Cristina Gullo, responsável pelo setor de Comunicação do Grupo.

FLORES DISTRUBUIU OITO MIL MÁSCARAS DE PROTEÇÃO
Outro exemplo de ação promovida pelo Grupo JAL e que contribui para a relação saudável entre as empresas e seus clientes e se converte em ganho de imagem para a organização foi a distribuição de oito mil máscaras de proteção, no dia 28 de abril. A iniciativa teve como foco o controle da pandemia da Covid-19, tendo em vista o aumento no número de contágios e mortes em todo o Brasil.

A distribuição foi realizada em pontos estratégicos da Baixada Fluminense, pela Empresa de Transportes Flores, que integra o Grupo JAL, como forma de contribuir para a proteção e conscientização da população da região onde atua. Além disso, todas as máscaras distribuídas foram confeccionadas por artesãs da Baixada, para incentivar a produção e gerar renda para as famílias locais.

“A empresa tem a responsabilidade social de promover campanhas de utilidade pública, para conscientizar colaboradores e passageiros. Como maior empresa de ônibus da Baixada Fluminense, é importante usar esse alcance para informar a população e, consequentemente, ajudar a salvar vidas”, afirmou Cristina Gullo, responsável pelo setor de comunicação do Grupo JAL.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *