mobiGo: novo conceito criado pelo Grupo JCA para o fretamento

10/03/2022 |

A mobiGo é uma startup que faz parte da e-bus, unidade de inovação do Grupo JCA. Trata-se de um sistema de gestão de fretamento e controle de embarque de ônibus compartilhados, que fazem o transporte de passageiros com itinerários em comum. A plataforma permite otimizar as rotas, diminuindo o tempo e o custo dos trajetos, bem como o acompanhamento em tempo real da chegada do veículo fretado. É considerada uma alternativa mais econômica que o carro e mais confortável que o transporte público.

Criada há três anos, começou operando no deslocamento diário das pessoas que trabalham fora da cidade em que residem, através do modelo de fretado executivo. Com o avanço e crescimento das operações, com mais de 8.500 passageiros transportados por dia, a startup lançou, no começo deste ano, a modalidade mobiGO Corp, voltada para as empresas que contratam o serviço de fretamento contínuo para o trabalho ou faculdade, por exemplo, e que funciona nos dias úteis. Para este ano, a empresa tem como meta oferecer 60 novas rotas para clientes do fretamento executivo, o que possibilitará aumento de 115% no mercado.

A plataforma é 100% digital, possibilitando o gerenciamento desde o momento da compra até o check-in. Ou seja: contratação on-line, rastreamento do trajeto em tempo real e acompanhamento da previsão de chegada e horário de embarque e desembarque do veículo fretado. Além disso, permite o embarque mais próximo da residência do cliente e oferece outras facilidades como: poltrona garantida e opções de embarque, caso perca o horário do fretado, desconto de 50% no caso de embarques na rodoviária e envio de mensagens personalizadas para um determinado grupo de pessoas, para um turno inteiro, ou para um profissional específico. Também possibilita ao cliente consultar as linhas disponíveis utilizando a cidade, bairro ou endereço da origem e destino da viagem, mostrando os ônibus que possuem vagas e que se encaixam na necessidade do usuário.

A empresa opera em parceria com as Viações Cometa, 1001, Catarinense e Opção Fretamento & Turismo, e atua nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Goiás, com veículos com ar-condicionado, wi-fi, conector USB em todas as poltronas, bancos reclináveis, descanso de pé e cortinas. Entre as vantagens oferecidas às empresas operadoras que trabalham em parceria com a startup estão: taxa de ocupação de veículos, que permite à empresa saber se a sua frota está superdimensionada e se os colaboradores programados estão utilizando o serviço; controle de embarque, que identifica onde cada colaborador embarcou, o tempo embarcado e os relatórios de local programado x previsto; e desvios de rota, com controle da execução das rotas e acompanhamento do trajeto em tempo real.

Para utilizar o serviço, o usuário deve selecionar a linha e periodicidade ideal, fazer o cadastro e escolher a forma de pagamento. Após a confirmação de compra, o lugar no ônibus é reservado e o motorista comunicado sobre os embarques. Ao iniciar a viagem, é necessário fazer o check-in no aplicativo, através da leitura do QR Code do ônibus. Aí, é só mostrar a tela do celular ao motorista, que irá conferir e seguir a viagem.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *