Novos ônibus Caio com chassis Mercedes-Benz transportam atletas e público do Pan de Lima

28/10/2019 | Edição nº 107

Os Jogos Pan-Americanos de 2019 foram realizados em julho e agosto, na cidade de Lima, no Peru. Durante os dezessete dias de competições, mais de 6 mil atletas, de 41 países, disputaram medalhas em 417 eventos, de 38 modalidades, com um público estimado em 175 mil turistas. A logística foi uma das grandes preocupações da organização, devido ao intenso fluxo de veículos na Região Metropolitana de Lima. Para melhorar a mobilidade em alguns casos, como na cerimônia de abertura, foi proibido o acesso de veículos particulares e criadas vias alternativas de tráfego e novos itinerários de ônibus na cidade, o que levou à necessidade de aumentar a disponibilidade desses veículos.

O Brasil alcançou um extraordinário resultado esportivo, com 55 medalhas de ouro, 45 de prata e 71 de bronze, o que significou a vice-liderança no quadro geral, fato que não acontecia há 56 anos, e o 1º lugar no Jogos Parapan-Americanos, com um total de 308 medalhas. Além disso, teve participação especial na expansão da mobilidade para o evento. Forneceu 200 unidades do ônibus urbano Apache Vip, da Caio, com chassis Mercedes-Benz OF 1721. Os veículos foram adquiridos pela Divemotor, concessionária que representa a marca Mercedes-Benz no Peru há mais de 20 anos, e sublocados para atender à demanda de passageiros durante os Jogos. Após o evento, serão vendidos e passarão a ser operados pelas empresas locais de transporte público.

Foto: Divulgação / Mercedes-Benz

“Nos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2019, os ônibus Mercedes-Benz com a motorização Euro 5 serão o maior legado para a população. Afinal, após o término dos Jogos, todos estarão circulando nas principais avenidas da cidade de Lima, com menores índices de emissão de poluentes no meio ambiente”, afirma Juan Valdez, gerente da Divisão de Ônibus do concessionário Divemotor.

Os veículos

Líderes de vendas da marca desde o seu lançamento, por sua robustez, durabilidade e design moderno, as carrocerias Apache Vip foram produzidas segundo as normas vigentes no Peru. A carroceria, na cor branca, foi personalizada, ainda no Brasil, com a logomarca oficial do evento. As unidades contam com itinerário eletrônico e iluminação interna em led, poltronas ergonômicas semiestofadas e duas portas de acionamento pneumático, com acesso dianteiro. O modelo tem capacidade para acomodar 90 passageiros, sendo 52 sentados e 37 em pé.

Todos os 200 ônibus exportados usam o chassi Mercedes-Benz OF-1721, equipado com o motor eletrônico OM-924 LA (Proconve P-7), de quatro cilindros, com potência de 208 cv, que proporciona economia de combustível e alto torque (780 Nm ) em baixa.

Avaliação

Em comunicado oficial, o Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019 afirmou que “o trânsito é um desafio nas grandes cidades e Lima não é uma exceção, os Jogos foram o maior exercício logístico que esta cidade já viveu. As transferências dos atletas e oficiais foram bem-sucedidas, e prova disso é que todas as competições foram realizadas no prazo. Foram planejadas mais de 4.000 viagens por dia e o Comitê se sente muito satisfeito com a forma como o maior evento multiesportivo da história do Peru se desenvolveu”.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *