NTU lança Anuário 2023-2024

09/09/2024 |

Estudo mostra mudanças expressivas na última década

Mudanças expressivas no setor de mobilidade urbana ocorreram na última década e, através de indicadores coletados desde o ano de 1994, é possível fazer comparações e analisar o panorama do transporte público no Brasil. A Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos lançou, durante o seu 37o Seminário Nacional NTU, o Anuário 2023-2024, que traz dados relevantes para o aprofundamento do estudo sobre transporte público no País.

Índices como diminuição nas viagens de ônibus de 44,1% na última década, diminuição de 19,1 milhões de passageiros, entre o volume transportado em 2014 e o transportado em 2023, e outros igualmente preocupantes para o setor justificam a escolha do tema para o Seminário deste ano: “A revitalização do transporte público e a reconquista do passageiro”.

Além de problemas estruturais que afetam as empresas do segmento, a queda contínua de demanda observada reflete principalmente mudanças ocorridas na sociedade: aumento do acesso à internet, que permite que se resolva inúmeras questões sem sair de casa, desde fazer um curso até adquirir objetos, alimentos ou trabalhar em home office; o aumento da frota de automóveis e motos; a intensificação do uso de veículos como bicicletas e patinetes. O mundo mudou, e a mobilidade muda com ele. Francisco Christóvam, diretor executivo da NTU, avalia assim a situação: “Os dados mostram que a demanda de passageiros dificilmente retornará aos níveis pré-pandemia sem a adoção de novas políticas públicas, como um novo marco legal, priorização para o transporte público e incentivos governamentais”.

Certamente, os dados presentes no Anuário vão ajudar a analisar o panorama da mobilidade urbana no Brasil e buscar soluções para a esperada revitalização do transporte e a consequente reconquista dos passageiros.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *