Ônibus de longa distância movido a GNL

06/12/2021 |

Irizar i4 classe II a gás liquefeito tem autonomia de até 1.000 quilômetros

O primeiro veículo da empresa equipado com esta tecnologia é um modelo versátil e ideal para uso metropolitano e interurbano. Incorpora dois tanques criogênicos cilíndricos (-162ºC) localizados longitudinalmente em ambos os lados no porta-malas central do ônibus, que é totalmente estanque e isolado da área de passageiros. Eles têm uma capacidade de gás de 704 litros e um peso total de 830 kg.

Por ser um combustível alternativo ecológico e econômico e uma tecnologia madura e disponível, o gás natural é um vetor de grande importância na transição energética. Além da autonomia de até 1.000 km, proporciona redução das emissões de CO2 em 25%, as emissões de NOx em 85% e as partículas em 96%, minimizando as emissões de referência para níveis próximos de zero.

Além de fornecer um desempenho térmico superior ao do diesel, os níveis de ruído são diminuídos em 50%. Em relação ao custo operacional (TCO), estima-se que sua redução possa chegar a 30%, dependendo do diferencial entre o custo do gás natural e do diesel. O custo de manutenção permanece semelhante ao de um veículo diesel convencional.

A gama de veículos LNG (biogás natural liquefeito) da Irizar inclui os modelos de autocarros Irizar i4, Irizar i6S e i6. Em setembro, o Irizar i4 também estará disponível com o novo quadro Scania NBG 9l Euro6E e 340 cv. E, durante 2022, esta tecnologia será estendida aos modelos Irizar i6 e Irizar i6S, para serviços suburbanos, de média e longa distância, com chassis NBG de nova geração, de 13l e 410 cavalos de potência, com comprimentos de 12 a 15 metros.

Em comparação com o GNC (gás natural comprimido), o Gás Natural Liquefeito (GNL) ocupa menos volume (600 vezes menos), tem densidade de energia 1,4 vezes maior e menor peso do sistema completo.

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