Ônibus em Brasília pode ser pago com cartão de crédito

18/01/2019 | Edição nº 104

Brasília (DF) conta com novo serviço destinado aos passageiros do transporte público: um cartão de crédito com a tecnologia contactless, que permite o pagamento de passagens de ônibus e também pode ser usado para compras e outros serviços.

A novidade é resultado de uma parceria entre a Transdata, a Secretaria de Mobilidade Municipal, o Banco de Brasília (BRB) e a Mastercard e tem como premissas: mais economia, segurança e celeridade aos clientes do transporte urbano da capital federal.

“A Transdata atende Brasília desde 2006 e está muito honrada em fornecer tecnologia e serviços para um projeto de mobilidade urbana tão importante e inovador quanto esse, assim como ocorre nos sistemas de transporte mais avançados do mundo, como Londres, Madrid e Singapura. Esta iniciativa facilita ainda mais a locomoção dos passageiros, não só dos moradores do Distrito Federal, mas também de passageiros eventuais e turistas que visitam a capital federal”, diz Paulo Roberto Tavares, presidente da Transdata. A empresa participa do projeto provendo as soluções de tecnologia necessárias para sua devida implantação, como os validadores wireless instalados nos ônibus.

 

Foto: Divulgação

 

A empresa de transporte coletivo Urbi será a primeira da cidade a integrar o projeto, cuja tecnologia está disponível em nove articulados que trafegam entre as regiões de Samambaia e Recanto das Emas. Em outubro, 65 ônibus da frota já estavam adaptados para os pagamentos da passagem por meio de qualquer cartão bancário com tecnologia sem contato, carteiras digitais de smartphones e wearables.

“Esperamos que, até o fim do ano, 500 veículos já estejam atualizados”, informa o secretário de Mobilidade, Fábio Ney Damasceno. A expectativa é de que o novo sistema faça parte de toda a frota de transporte público da capital, identificada por meio de adesivos informativos.

Segundo Fernanda Caraballo, diretora de desenvolvimento de negócios da Mastercard para o Brasil, a empresa acredita que os pagamentos eletrônicos podem contribuir para um mundo com mais oportunidades para todos e trabalha para criar condições em que o dinheiro físico não seja mais necessário. “Além de viabilizar a inclusão financeira, o cartão de crédito contribui para que cidades sejam mais conectadas, seguras e eficientes. Por meio de parcerias, desenvolvemos projetos que promovem eficiência, transparência e redução de custos, oferecendo conveniência e satisfação para os usuários e melhorando a mobilidade das grandes cidades”, explica.

Intitulado Cartão Mais Cidadão Multifuncional, o novo serviço pode ser adquirido sem custo pelo site do BRB – https://portal.brb.com.br/para-voce/

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *