Pesquisa norteou renovação da marca e criação de novos produtos e atributos

15/07/2019 |

Mesmo já reconhecida internacionalmente pela eficiência demonstrada na operação da bilhetagem do estado do Rio de Janeiro, a RioCard, como toda empresa que mexe com tecnologia, teve sempre a consciência de que o aprimoramento tem de ser contínuo, a tecnologia precisa evoluir rapidamente, acompanhando a velocidade dos tempos atuais, assim como sempre acreditou que o que é bom pode – e precisa – melhorar.

Dessa filosofia empresarial surge uma nova marca: a Riocard Mais. Promete mais praticidade, mais benefícios e mais tecnologia. Os valores agregados aos novos cartões se basearam nos desejos de usuários do transporte público no Estado, apurados em pesquisa realizada em abril de 2018.

O levantamento perguntou aos clientes, por exemplo, quais seriam as três funcionalidades mais importantes em um novo cartão. Para 48% dos entrevistados, o ideal seria que fosse aceito em todos os meios de transporte (o que já acontecia), 17% desejavam segurança para o resgate de crédito, em caso de perda, 13% disseram que deveria ter uma tarifa inteligente, com desconto igual ao do bilhete único, 10% gostariam que houvesse muitos terminais de recarga, 8% pediram um aplicativo para consultar saldo e fazer recarga, 3% sugeriram que o cartão oferecesse descontos em peças de teatro e outros parceiros, e 1% destacou a questão da transparência e do fácil entendimento para as regras de utilização.

 

Pesquisa quantitativa e qualitativa

A pesquisa foi dividida em duas etapas: uma quantitativa e outra qualitativa. Nesta última, foram formados cinco grupos focais, compostos por usuários e não usuários, de diferentes perfi s de utilização do transporte público e do cartão, aos quais foram aplicadas as perguntas. Foram realizadas também 16 jornadas com consumidores diversos, para entender o que acontece com a real utilização do cartão, em um dia típico da rotina do usuário.

A pesquisa quantitativa entrevistou 308 pessoas, sendo 150 on-line e 158 presencialmente. O questionário aplicado envolveu perguntas sobre o relacionamento com o transporte público e as formas de pagamento utilizadas.

Quanto ao perfi l dos entrevistados, 54% eram do sexo feminino e 46% do sexo masculino. A maioria pertencente às classes C (58%) e B (31%), e majoritariamente entre os 18 e os 44 anos (detalhes nos gráficos).

 

Um cartão que é mais a cara do passageiro

A obtenção dessas informações sobre os passageiros dos diversos meios de transporte e suas expectativas foi o que norteou a criação da nova marca, na intenção de que os produtos existentes fossem substituídos por outros que atendessem e, se possível, superassem os desejos dos clientes. A partir daí, criou-se todo um novo conceito, novos cartões, com novos atributos agregados, e a nova marca, Riocard Mais, lançada no dia 13 de maio último.

No dia 20, foram lançados os novos cartões Riocard Mais, em três versões: Expresso, Empresarial e Vale-Transporte, que substituirão todas as anteriores. A substituição está sendo feita gratuitamente, em vários pontos do Rio de Janeiro.

Foto: Divulgação / Riocard Mais

 

Perfil dos entrevistados – Grupos focais

1) Usuários corporativos (setores de RH das empresas que adquirem o RioCard)
2) Trabalhadores que recebem o RioCard da empresa na qual trabalham
3) Usuários com diferentes perfis de uso
4) Usuários que usam o RioCard, o cartão do MetrôRio e o da SuperVia
5) Não usuários, com diferentes perfis de utilização do transporte público

 

Armando Guerra – Presidente executivo da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro:

“Estamos vivendo um momento de completa transparência. Empresários e sindicatos participam e são constantemente informados sobre os nossos planos e resultados. Os órgãos executivos e de controle do Rio, como Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas e outros mais, têm acesso a todos os nossos sistemas. O reposicionamento da marca vem para firmar essa nova etapa no sistema de transporte coletivo do estado do Rio de Janeiro, mostrando nossa capacidade de renovação e de impulsionamento da mobilidade urbana, e garantindo sempre a oferta de mais valor ao nosso cliente. O Riocard Mais representa um marco nesta nova fase da Federação e das relações com nossos públicos.”

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