Portal Fetranspor adota sistema inovador de acessibilidade

08/03/2021 |

No Brasil, existem 35,5 milhões de deficientes visuais e 9,7 milhões de deficientes auditivos. Consciente dessa realidade e preocupada em assegurar o acesso de todos à informação, a Fetranspor adotou em seu portal um sistema que entrega ferramentas de acessibilidade de forma fácil, intuitiva e ampla. Ajuste de cores e de conteúdo, voz e navegação agora estão totalmente adaptados para usuários com deficiência visual ou auditiva. E a Federação é a primeira organização do segmento de transporte a utilizar esse sistema inovador.

O sistema permite ao usuário ajustar as cores, alterando a cor dos planos de fundo, cabeçalhos e conteúdos do site. Ou seja, o plano de fundo pode ser branco com fontes escuras, preto com fontes brilhantes e todo o site pode ser convertido para cores preto e branco. Voz e navegação também podem ser ajustadas, para que o site fi que compatível para usuários com leitura de tela. Além disso, é possível navegar com o teclado sem usar o mouse, ou usando chaves numéricas, com a cintilação e brilho dos elementos móveis suspensos. O texto é lido em voz alta e os comandos são executados através do microfone.

Quanto ao ajuste de conteúdo, o tamanho das letras pode ser aumentado ou diminuído, assim como o espaçamento entre palavras e as entrelinhas. Também é possível aumentar o cursor e alterar sua cor, além de dar um zoom na tela. Fontes podem ser convertidas em outras, mais legíveis. A imagem é descrita em uma janela flutuante e os links do site são realçados, como o cabeçalho destaque. O conteúdo é apresentado em nova janela, de forma clara e legível. Se for selecionado com o cursor, o conteúdo é imediatamente ampliado. Por fim, os clientes podem escrever sua mensagem com o mouse.

A Fetranspor acredita que a acessibilidade é um direito de todos e procura fazer sua parte.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *