Projeto da Região Serrana do Rio conta com parceria da Semove e da Riocard Mais

19/12/2024 |

Empresas patrocinaram os instrumentos para a formação musical de crianças e adolescentes e a manutenção da única orquestra profissional de Teresópolis

A Semove e a Riocard Mais tornaram-se parceiras de um importante projeto de cunho social, educativo, artístico e cultural da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro: o Centro Cultural Feso Pro Arte (CCFPA), que é mantido pela Fundação Educacional Serra dos Órgãos (Feso) e promove aulas de teoria musical, instrumento, canto coral, teatro, dança, inglês e literatura infantojuvenil para cerca de 180 crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, de escolas públicas ou bolsistas de escolas privadas de Teresópolis e cidades vizinhas.

Mas não é apenas das aulas que as crianças e adolescentes podem desfrutar no CCFPA. Segundo sua diretora, Edenise Antas, o trabalho vai além: “nosso projeto é também, e principalmente, um trabalho sociocultural e educativo. Aqui, as crianças e jovens passam oito horas por semana, no período de contraturno escolar, minimizando sua exposição às diferentes formas de violência, enquanto vivenciam experiências de fruição e estética, uma vez que são estimulados a participarem de toda a programação que oferecemos”.

Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Semove e a Riocard Mais passaram a patrocinar a Orquestra Feso Pro Arte e o projeto Música para a Juventude, iniciativas do CCFPA.

 

Música para a Juventude

No Música para a Juventude, os alunos têm a oportunidade de formação musical gratuita. São aulas teóricas e práticas, aliadas a oficinas de história da arte e cidadania, visitas guiadas a equipamentos culturais, observação de ensaios da Orquestra Pro Arte, concertos e recitais didáticos, preparatórios para exames de seleção para a faculdade de música, e formações orquestrais e de grupos camerísticos, além de apresentações dos próprios alunos para parentes e amigos, permitindo seu contato e familiarização com o palco. No dia 5 de dezembro, eles fizeram o recital de encerramento do ano de 2024.

De acordo com Edenise, a parceria com a Semove e a Riocard Mais foi fundamental para o sucesso do Projeto. “Foi através desse patrocínio que conseguimos proporcionar aos estudantes o estudo com instrumentos, pois antes tínhamos poucos instrumentos. Agora, com a doação feita pela Federação e pela Riocard Mais já contamos com um instrumento para cada aluno. Isso permitiu também que eles pudessem levar esses instrumentos para casa, em regime de comodato, para praticarem, podendo influenciar outras crianças e jovens da família e comunidade”, comemora a diretora. É assim que as crianças e jovens do Música para a Juventude entram em contato com importantes nomes da música nacional, como Villa Lobos, Guerra Peixe, Carlos Gomes, Francisco Mignone, Edino Krieger, Radamés Gnattali, entre outros. “Um dos nossos propósitos é a valorização da cultura brasileira”, afirma Edenise.

 

Orquestra Pro Arte

A Orquestra Feso Pro Arte, outro projeto do CCFPA que conta com patrocínio da ­Semove e da Riocard Mais, também possui um repertório formado, na maior parte, por música nacional de concerto. Ao longo do ano a Orquestra faz diversas apresentações, e é aí que entra a parceria com as patrocinadoras. Ambas ajudam a proporcionar concertos gratuitos em Teresópolis e em cidades do interior da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro, como Guapimirim, Carmo, São­ ­José do Vale do Rio Preto e Sumidouro, contribuindo para difundir a música clássica internacional e brasileira. Desde o início do patrocínio, foram realizados mais de 30 concertos, além de quatro apresentações didáticas, com repertório educativo, para 1.600 estudantes e professores da rede de ensino de Teresópolis.

Para celebrar a parceria com a Semove e a Riocard Mais, a Orquestra fez sua última apresentação do ano no Terminal Rodoviário Menezes Cortes, no centro do Rio de Janeiro, dia 10 de dezembro. O espetáculo apresentou repertório com músicas populares e clássicos das festividades de final de ano.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *