Rede de apoio do Sest Senat oferece assistência integral

08/09/2021 |

Enfrentando o vírus com acolhimento e informação, o Sest Senat oferece rede de apoio de serviços de saúde para pacientes pós-Covid

Os trabalhadores do transporte e suas famílias contam, desde maio de 2020, com uma rede de apoio disponibilizada pelo Sest Senat que visa minimizar os impactos negativos da Covid-19 em suas vidas. O serviço reúne uma equipe multidisciplinar de profissionais de fisioterapia, psicologia, odontologia, nutrição e educação física. A proposta é oferecer assistência integral para pessoas que já contraíram a doença, ou que desejam melhorar sua condição de saúde física e mental, de forma preventiva. Os atendimentos são realizados presencialmente ou on-line, novo formato que deve ser mantido mesmo com o fim da pandemia, devido ao sucesso entre os pacientes.

Segundo a psicóloga Margarida de Barros Soares, há 11 anos atuando no Sest Senat de São Gonçalo, no começo da pandemia a entidade já se prontificou a realizar ações, tanto preventivas, com campanhas e orientações, como para o tratamento dos pacientes. “Nós nos preparamos para acolher o rodoviário e seus dependentes. O que primeiro chamou a atenção foi o trauma do luto e o medo do abandono, além das crises de ansiedade, pânico e depressão. Nós trabalhamos na prevenção e para manter a qualidade de vida. Esse trabalho é feito de forma conjunta e constante. Realizamos também trabalhos em grupo e nas empresas, com palestras e orientações. Quando aconteceu a Covid, aprimoramos esse atendimento”. De acordo com Margarida, a consulta pela internet foi um alívio para os pacientes. “Tranquilizou o trabalhador, que tinha muito receio de se expor ao vírus”.

REABILITAÇÃO RESPIRATÓRIA E IMUNIDADE
O fisioterapeuta Rafael de Aquino Silva, que atua há 11 anos na unidade de Deodoro do Sest Senat, explica que foi preciso iniciar a especialidade de fisioterapia respiratória, que antes não era oferecida, devido à grande demanda por esse tipo de tratamento no período de pandemia. Com o crescimento da população vacinada, o serviço não tem tido mais procura. “Como temos o Pilates, agregamos um ao outro. Ou seja, quando a pessoa melhorava um pouco suas condições respiratórias, era encaminhada para o Pilates, para um trabalho mais corporal. Atualmente, o tratamento tem sido basicamente com o Pilates”.

A área de nutrição também teve um boom por atendimento. “Inicialmente, a procura foi por conta da perda de paladar e olfato, que, em alguns casos, não voltam de imediato após o período da doença. As pessoas que permaneceram com resquícios de ausência de cheiro ou gosto queriam retomar esses sentidos”, revela a nutricionista Camila Bezerra Gomes de Lima, há dois anos no Sest Senat de Duque de Caxias. “Posteriormente, elas observavam também que a doença havia causado queda de cabelo, unhas fracas, esquecimento… E buscavam atendimento para esses casos e para ganhar imunidade. Nossa perspectiva é continuar oferecendo esses cuidados e dispor, inclusive, de atendimentos em grupos. Pretendemos formar, por exemplo, grupos de hipertensos e de diabéticos, para conseguir atender ainda mais pessoas”, diz.

BRUXISMO E ATM
O serviço de odontologia do Sest Senat, segundo o dentista Marcos Antônio de Almeida Filho, há três anos na unidade de Resende, teve um aumento de casos de bruxismo (ação de ranger ou pressionar os dentes, em especial durante o sono), que causa o desgaste e até a quebra dos dentes, e da disfunção da articulação temporomandibular (ATM), que provoca dor orofacial. “O que a gente tem visto relacionado à Covid é paciente ansioso, que chega com bruxismo ou ATM, frutos dessa tensão, além de pacientes com cefaleia e dor na cervical ou no pescoço. Esses casos são encaminhados para tratamento com psicólogo, fisioterapeuta ou outra especialidade. Para o bruxismo, a odontologia indica o uso de placa miorrelaxante, que alivia a dor”, analisa o dentista. Marcos também fala sobre o fato de alguns pacientes, com doenças pré- -existentes, como diabetes e hipertensão, chegarem descompensados devido à falta de acompanhamento durante a pandemia, por não saírem de casa para manutenção do tratamento. “Esse paciente chega com dor, para a urgência, mas não pode ser atendido, pois está com pressão alta ou glicose elevada”, afirma.

A rede de apoio do Sest Senat para o pós-Covid não se resume aos atendimentos on-line ou aos tratamentos especializados. A entidade procura também proporcionar conhecimento. No dia 12 de julho passado, realizou uma live com o médico, cientista e escritor Drauzio Varella, para falar sobre o enfrentamento à doença e o que pode ser feito para lidar com suas marcas. Participaram do evento os especialistas do Sest Senat: Kátia de Oliveira (dentista), Bruno Guedes (fisioterapeuta), Carla da Silva (psicóloga), Adriana Riter (educadora física), e Camila Bezerra (nutricionista). Durante a live, os profissionais explicaram como um atendimento multidisciplinar e especializado pode ajudar a minimizar os impactos da Covid-19 e os cuidados que podem ser adotados para tratar algumas sequelas físicas, neurológicas e emocionais causadas pela doença.

Os serviços do Sest Senat para enfrentamento à Covid-19 são gratuitos para trabalhadores do transporte e oferecidos a valores especiais para toda a comunidade. Confira abaixo o que cada especialidade pode oferecer. As consultas podem ser agendadas no https://portaldocliente.sestsenat.org.br/.

Odontologia:
• Diagnóstico e tratamento de lesões bucais;
• Avaliação da qualidade do sono pela ausência de hábitos deletérios;
• Remoção de focos infecciosos;
• Orientação de saúde bucal.

Fisioterapia:
• Exercícios respiratórios;
• Alongamentos;
• Treino de equilíbrio;
• Exercícios ativos assistidos;
• Estimulação elétrica neuromuscular.

Psicologia:
• Terapias presenciais e à distância;
• Acolhimento positivo;
• Legitimação do luto;
• Assistência psicológica individual e em grupo;
• Intervenções em reações de oscilação emocional;
• Promoção de mecanismos de autoajuda.

Nutrição:
• Prescrição de plano alimentar;
• Orientações sobre suplementos;
• Dicas, como a substituição de talheres de metal pelos de plástico para melhorar o paladar;
• Sugestões de receitas e temperos naturais para realçar o sabor dos alimentos e aumentar o apetite.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *