Rio Ita oferece aplicativo exclusivo para cadeirantes

22/05/2017 |

Quem pensou no uso da tecnologia para atender um nicho específico de mercado foi a equipe da Rio Ita. “A iniciativa surgiu com o intuito de melhorar o relacionamento com os nossos clientes cadeirantes, identificar cada um deles e aproximá-los da empresa para oferecermos um serviço com conforto e de qualidade. Para mim, uma pessoa que vive em uma cadeira de rodas é mais batalhadora, tem uma vida mais sofrida e deve ser vista com mais respeito. Ainda que possua alguns benefícios provenientes de políticas públicas, tudo, naturalmente, é mais difícil no seu dia a dia”, diz Evandro Dotto, gerente da Unidade BR.

O Viaje Rio Ita, criado no fim de 2014 por Dotto, Carlos Alfredo Campos, gerente Operacional da Rio Ita – BR, e Alexandre Ramos, coordenador do CCO na ocasião, ganhou o segundo lugar no Prêmio Mobilidade Urbana (PMU) de 2015, na categoria Relacionamento com o Cliente. Através desse aplicativo, o cadeirante pode avisar ao motorista onde vai embarcar e saber em quanto tempo o ônibus vai chegar. Teodora Lúcia da Silva, moradora de São Gonçalo e cliente da Rio Ita, teve papel fundamental na construção do projeto, ao reclamar sobre a falta de ônibus para atendê-la.

Fotos: Arthur Moura

“Deslocamos um veículo adaptado para suprir a sua necessidade, mas não era possível fazê-lo de forma eficiente. Então, fornecemos o telefone do coordenador da linha, do gerente da operação e o meu para que fi zesse a solicitação de transporte. Quando o ônibus não estava por lá, nós a buscávamos com um carro comum, tudo para proporcionar-lhe um atendimento diferenciado. E se conseguíssemos manter um relacionamento parecido com os demais clientes cadeirantes, seria muito bom, agregando valores a nossa prestação de serviços”, explica Dotto.

Acessibilidade com qualidade

Foram praticamente seis meses de dedicação ao projeto, desde a pesquisa de campo até o fim dos testes. Além da grande imprensa, a Rio Ita divulgou o produto através de cartazes fi xados em todos os ônibus da sua frota e nas frotas das unidades de Itaboraí e Rio Bonito, e também nos letreiros digitais do interior dos veículos. Para utilizar o Viaje Rio Ita, basta baixá-lo no Play Store, efetuar um cadastro e obter login e senha. Ao acessá-lo, o passageiro informa o sentido do seu destino e a sua localização e, em tempo real, visualiza quais ônibus estão se aproximando do local e possuem elevadores (identificados com o símbolo da cadeira).

Após a escolha, uma mensagem é enviada automaticamente ao painel do veículo e o rodoviário consegue saber onde será realizado o embarque do cadeirante. “A identificação do usuário também faz parte do projeto, pois a intenção é que o motorista o receba pelo nome oferecendo, assim, um serviço personalizado”, diz Campos.

Novidade para todos

Desenvolver esse aplicativo exclusivo para os cadeirantes foi também um incentivo para atualizar, completamente, o cadastro operacional da empresa. Isso permitiu que reorganizassem o programa, de mesmo nome, já existente no mesmo ambiente digital, que inclusive serviu como base para a ferramenta premiada. Na segunda quinzena de fevereiro, o novo Viaje Rio Ita foi adicionado ao Play Store para informar, gratuitamente, as linhas de ônibus e o tempo que levam para se aproximar de onde está sendo feita a consulta.

“A previsibilidade do nosso serviço é imprescindível, e agora conseguimos entregar esse diferencial para todos os nossos clientes. Podem ocorrer falhas, porque dependemos de prestadores de serviços, como as empresas de telefonia e de GPS, mas nosso Centro de Controle Operacional trabalha para tentar minimizar quaisquer inconvenientes”, conclui Dotto. Essa nova ferramenta do Viage Rio Ita foi desenvolvida por Saulo Scoponi, busólogo e um dos colaboradores da empresa.

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