Sest Senat Deodoro conta com simulador híbrido para capacitar motoristas

03/07/2017 | Edição nº 98

O Sest Senat Deodoro agora conta com um simulador de direção híbrido, capaz de criar situações fictícias de trânsito para ônibus, caminhões e carretas, tornando ainda mais abrangente e próximo da realidade o treinamento de motoristas promovido pela unidade. O lançamento do novo equipamento, que recebeu o nome de “simulador Haroldo Rebuzzi”, em homenagem ao pai do presidente da Fetranscarga e vice-presidente do Conselho Regional do Sest Senat, Eduardo Rebuzzi, aconteceu no dia 30 de março. “Trata-se de uma nova era de capacitação e aperfeiçoamento para o trabalhador em transporte”, afirmou a diretora da unidade, Marli Piay.

Foto: Fetranspor

De acordo com o supervisor do Conselho Regional do Sest Senat do Rio de Janeiro, Edélcio Luduvice, 60 unidades operacionais da entidade no Brasil já contam com o novo equipamento. No Estado do Rio de Janeiro, além de Deodoro, Barra Mansa, Campos dos Goytacazes e São Gonçalo também receberam o simulador. “A ideia é expandir para todas. Estamos em uma nova fase, de somar esforços em prol de objetivos comuns”, disse Luduvice.

Segundo a técnica de Formação Profissional, responsável por este projeto na unidade de Deodoro, Maria Elisa Moreno, a perspectiva é formar duas turmas por mês até o final de 2017, conseguindo levar o treinamento para cerca de 240 motoristas. “Cada turma tem no mínimo 12 alunos e no máximo 15. Podemos formar turma de uma única empresa ou mista, com alunos de várias empresas do mesmo segmento. As turmas são compostas por profissionais do setor de transporte (ônibus, caminhão ou carreta), levando em conta os critérios da categoria da CNH, quantidade de alunos e colaborador de empresa de transporte contribuinte. Pretendemos distribuir as vagas de forma equitativa”, explica Moreno. Para se inscrever é simples. A empresa escolhe a opção de curso e encaminha o colaborador ao Sest Senat juntamente com a documentação exigida para efetivar a matrícula.

Entre os benefícios do treinamento no simulador de direção, a técnica destaca “a eficiência na capacitação de profissionais, a ampliação do conceito de direção, o desenvolvimento de visão crítica sobre sua performance, de forma individual, a possibilidade de análise das variáveis na condução de veículo para correções futuras, a redução de acidentes de trânsito e o exercício de uma direção econômica, além do estímulo ao aprimoramento contínuo”.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *