Setrerj, Moovit e Riocard Mais firmam parceria para atender cinco cidades do Grande Rio

10/03/2022 |

O Setrerj (Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro) firmou parceria com a Moovit, empresa israelense desenvolvedora do aplicativo gratuito de mobilidade urbana, de mesmo nome, com foco em informações de transporte público e de navegação. A parceria visa oferecer aos passageiros do transporte coletivo da região atendida pelo Sindicato (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá) as facilidades proporcionadas pelo aplicativo Moovit, como acontece no município do Rio, cujos dados já estão inseridos no app. O objetivo é expandir o serviço para todo o estado do Rio e para isso a Moovit está em negociação com os demais sindicatos de empresas de ônibus.

Entre as informações fornecidas pelo aplicativo, estão o tempo de espera para a chegada do ônibus ao ponto e a forma de pagamento aceita, incluindo o Cartão Digital da Riocard Mais, que se dá por aproximação de telefones celulares que possuem a tecnologia NFC. Ou seja: foi firmada também parceria com a Riocard Mais, que permitiu ao Moovit o desenvolvimento de novo recurso para beneficiar passageiros que utilizam o Cartão Digital. Quando o veículo aceita o pagamento por aproximação, um ícone de NFC é exibido ao lado do número do ônibus, em uma dinâmica semelhante às notificações de tempo real com as quais os usuários do Moovit estão habituados.

A parceria com o Setrerj começou no final do ano passado em Niterói. Em janeiro deste ano, passageiros de São Gonçalo, Itaboraí, Maricá e Tanguá também passaram a contar com o Moovit para acompanhar a chegada dos ônibus ao ponto e verificar se aceitam o Cartão Digital. Isso significa que todas as 29 empresas de transporte coletivo associadas ao Setrerj já dispõem desse novo serviço de informação pelo aplicativo de mobilidade. “Essa parceria atende a uma população aproximada de 2,1 milhões de habitantes nos cinco municípios da área de abrangência do Setrerj, totalizando mais de 700 linhas municipais e intermunicipais a serviço dos clientes do transporte coletivo”, explica Marcio Barbosa, presidente do Sindicato.

MAIS VALOR AO TRANSPORTE PÚBLICO
De acordo com o CEO da Moovit para o Brasil, Pedro Palhares, a empresa “tem a missão de simplificar a mobilidade urbana nas mais de 500 cidades onde está presente no Brasil. E a parceria com o Setrerj é muito importante para este objetivo em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá e Maricá. Conseguimos, assim, levar informações em tempo real sobre localização dos veículos para os milhares de usuários nestes municípios, o que é chave para melhorar a sensação de qualidade do serviço. E, ao oferecer essa experiência aprimorada, mais passageiros passam a confiar e usar os ônibus”. O presidente do Setrerj concorda: “o trabalho em parceria com a Moovit e a Riocard Mais é importante para trazer cada vez mais pessoas para o transporte público e colocar as empresas do Setrerj na era da comunicação digital, ligando diretamente as informações de operação das linhas ao celular do cliente. A partir da conexão do cliente com o Moovit, a exata informação de em quantos minutos o ônibus desejado chega até aquele ponto onde ele se encontra é feita com fidelidade. Essa prestação de serviço é a última geração no nível de serviços e agrega valor ao transporte público”.

As empresas associadas ao Setrerj transportam 36 milhões de passageiros todos os meses e a Riocard Mais já contabiliza mais de 100 mil clientes habilitados para uso do Cartão Digital, permitindo a compra e validação dos créditos de transporte no celular e, consequentemente, tornando mais ágil e fácil o acesso ao transporte público. Já o Moovit, considerado o aplicativo número um em mobilidade urbana no mundo, conta com cerca de 150 milhões de usuários e atende mais de duas mil cidades em 80 países. De acordo com Palhares, “devido à política da empresa, o Moovit não pode abrir os números de downloads da nova região atendida. “Mas podemos dizer que o Brasil é nosso principal mercado, sendo o Rio um dos mais ativos estados. A parceria fez diferença na quantidade de usuários ativos na região metropolitana do Rio”. Afirma o presidente do Setrerj acredita que o número de downloads do aplicativo entre os clientes de ônibus das empresas filiadas ao Sindicato “tem sido crescente e em nível exponencial, mas ainda inferior ao desejado, já que a informação de embarque e a possibilidade de pagamento da tarifa com o Cartão Digital, no próprio celular do cliente, é o que existe de mais moderno incorporado ao sistema de transporte do leste fluminense”.

Para estimular cada vez mais o uso do aplicativo entre os clientes do transporte coletivo, Marcio Barbosa defende a importância de divulgação do Moovit em todos os ônibus. “Nosso desafio agora é dar publicidade a essa plataforma para todos os nossos clientes. A divulgação dessa importante ferramenta será nossa próxima campanha institucional”, revela. E defende que a nova ferramenta pode contribuir para a satisfação do cliente, que é o foco do serviço prestado pelas empresas de ônibus. “Qualquer quadro de horário fixo que possa estar exposto no ponto de ônibus não representa a realidade objetiva do trajeto do ônibus. O aplicativo garante a credibilidade da informação em tempo real e reforça o esforço das empresas em investir em tecnologia de ponta para atender e prestar um serviço de qualidade ao seu cliente”, finaliza.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *