Sightseeing Rio é a nova estrela do turismo carioca

16/11/2016 | Edição nº 96

O serviço turístico mais conhecido do mundo está agora também à disposição de moradores e turistas da Cidade Maravilhosa. Desde 15 de agosto, algumas empresas do Consórcio Intersul começaram a operar, em parceria com o Rio Ônibus e a Riotur, o Sightseeing Rio, projeto com ônibus especiais que fazem um tour entre a Praça General Osório, em Ipanema, na Zona Sul, e a Praça Mauá, no Centro, integrando o turismo de beleza natural da orla carioca ao turismo histórico, com destaque ao Rio Antigo e região portuária revitalizada.

Um dos veículos é double deck, com capacidade para 71 passageiros e piso superior sem cobertura; os demais são como os convencionais, modelo “frescão”, com janelas panorâmicas, todos com guias bilíngues, que contextualizam o passeio e ressaltam as origens dos bairros e as histórias dos prédios antigos e de personagens marcantes do Rio.

Foto: Divulgação / Rio Ônibus

Aumento da frota em breve

Esse é o primeiro serviço regular e oficial de Sightseeing implantado no Rio de Janeiro. “Temos planos para o aumento da frota em 2017. Neste momento, ainda estamos conhecendo melhor o serviço e buscando entender as necessidades dos turistas. Há uma taxa de aumento de utilização muito positiva e isso tem dado ao projeto mais volume e produtividade”, diz Vinícius Colonese, diretor da Expresso Recreio.

O Rio Ônibus participou de todos os processos da implantação desta novidade nas ruas da cidade, desde o desenho do trajeto, um trabalho realizado pela área técnica do Sindicato, até a elaboração das regras de utilização e a permissão para o lançamento.

Com apenas três meses de atividade, mais de 2.500 pessoas já tinham feito o passeio, cujo modelo é hop on/ hop off, ou seja, os usuários podem embarcar e desembarcar em um dos 19 pontos sinalizados ao longo de oito bairros das zonas Sul e Central, quantas vezes desejarem durante o dia escolhido. Basta mostrar a pulseira de identificação entregue no ato do pagamento.

Investindo em diferenciais

“Nosso maior desafio é manter um bom nível de receita nos períodos de baixa temporada, pois sabemos se tratar de um serviço sazonal. Por isso, estamos buscando parcerias para agregar atrativos interessante se convidativos à viagem também para o carioca que, inclusive, conhece o trajeto, mas poderá fazê-lo de uma forma diferente e do segundo andar do ônibus, o que lhe proporcionará uma visão da cidade completamente diferente da habitual, obtida em seu transporte convencional”, explica Colonese.

Um exemplo disso foi posto em prática, recentemente, em parceria com o Rio Wine and Food Festival, no qual foram realizadas duas viagens com um sommelier a bordo, propondo degustação de vinho aos passageiros. A intenção é transformar esta ocasião em um evento tradicional, dentro de uma possível agenda para tornar a experiência ainda mais especial.

Foto: Divulgação / Rio Ônibus

Serviço terá site e aplicativo

A tecnologia também fará parte da linha de diferenciais. Estão em desenvolvimento o site do serviço e um aplicativo para dispositivos móveis, que mostrará monumentos e pontos turísticos localizados nas ruas próximas de onde a pessoa estiver, facilitando o direcionamento dos deslocamentos feitos a pé. Outra sugestão estudada pelos sócios é a mudança da pintura. A primeira versão é resultado de uma solicitação da Prefeitura e da Riotur especialmente para o período dos Jogos Rio 2016. Agora há a oportunidade de renovar. “O tradicional vermelho é de uma determinada empresa que fornece o Sightseeing, porém estamos pensando em trabalhar outras cores mais tropicais, algo mais charmoso, chamativo e especial como o Rio de Janeiro. Aqui as pessoas veem beleza natural e arquitetura por ser uma das nossas facilidades, diferente de outros lugares que exploram, majoritariamente, a arquitetura. Precisamos saber vender esses pontos positivos”, projeta o diretor.

Itinerário

Os ônibus fazem a linha circular Praça General Osório–Praça Mauá, passando pelas orlas de Ipanema e de Copacabana, Urca, Botafogo, Flamengo, Glória, Lapa e Centro, incluindo o Boulevard Olímpico, na Praça Mauá. Os pontos de parada do Sightseeing Rio possuem identificação especial e os passes devem ser adquiridos, exclusivamente nos próprios ônibus. No trajeto, estão: Arpoador, Forte de Copacabana, Praia de Copacabana, Futuro Museu da Imagem e do Som, Pão de Açúcar, Enseada de Botafogo, Parque Carmem Miranda, Casa Julieta de Serpa, Castelinho do Flamengo, Glória, MAM, Praça XV, Candelária, Boulevard Olímpico (Praça Mauá), Cais do Valongo, Praça Tiradentes e Lapa.

Serviço:
Valor: R$ 80,00
Horários: de segunda a domingo, das 8h às 20h (o último ônibus sai às 17h da Praça General Osório, em Ipanema)
Pagamento no próprio ônibus, no embarque: dinheiro (real) e cartões de débito e de crédito. Crianças de até 7 anos não pagam.
Especificações:
Chassis: O500 U 1826 Euro V, da Mercedes-Benz
Carroceria: Marcopolo – Ideale DD Sunny montado pela própria Marcopolo em seu polo industrial.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *