Startup brasileira é reconhecida como uma das melhores práticas latino-americanas do transporte público

10/03/2022 |

Com o case “Um novo caminho para a mobilidade urbana: programa de engajamento, com foco no cliente, transforma desafios em oportunidades para fidelização”, a startup brasileira Ecobonuz foi uma das finalistas na categoria “Valores Institucionais”, do prêmio UITP Awards. Promovido pela Associação Internacional do Transporte Público (UITP), o prêmio, que está em sua 6ª edição, reconhece as melhores práticas latino-americanas para o apoio, promoção e avanço do setor.

A startup, criada em Belo Horizonte (MG), desenvolveu o primeiro programa de fidelidade do Brasil voltado para clientes do transporte coletivo urbano e rodoviário e já conta com uma base de milhares de usuários em diferentes estados. No último ano, a empresa cresceu sua base de cadastrados e distribuiu mais de 100 milhões de EBZs (moedas digitais), a maior parte convertida pelos consumidores em pagamento de contas, recargas de celular e passagem.

A empresa é parceira da Riocard Mais no Clube Riocard Mais de vantagens, uma versão personalizada da plataforma para o mercado carioca, que tem potencial de 6 milhões de clientes. O Clube Riocard Mais oferece aos clientes do cartão C a possibilidade de acumular pontos utilizando o transporte público, recarregando o cartão, fazendo compras on-line em lojas parceiras, indicando-o para os amigos ou realizando os desafios propostos. Os pontos podem ser resgatados ou trocados por prêmios, como recarga de celular, cupons de desconto, produtos nas lojas parceiras, entre outros.

O trabalho da marca foi reconhecido por um júri especializado como uma das melhores práticas latino-americanas do transporte público. A plataforma de fidelização desenvolveu uma solução própria que combina business inteligence (BI) e técnicas de CRM (gestão de relacionamento com o cliente) para criar uma experiência gamificada e personalizada para as pessoas. Assim, incentiva o engajamento do consumidor e premia a mudança de comportamentos com benefícios que geram economia ao orçamento doméstico. “Nosso projeto deixou claro que é possível fazer do transporte coletivo o elo âncora que conecta milhões de clientes a um amplo ecossistema de consumo – varejo, serviços, entre outros –, gerando fontes de renda extra para as empresas e usuários, além de oferecer novas oportunidades de consumo consciente às famílias no Brasil”, explicou Túlio Lessa, CEO da Ecobonuz.

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