Redes Sociais:
Três atributos que reúnem tudo e mais um pouco
29/07/2019 | Edição nº 106Com base na pesquisa, foi possível identificar os anseios e expectativas dos clientes para um cartão ideal. Eles queriam que o cartão fosse aceito em todos os meios de transporte (interoperabilidade) e que a segurança dos créditos fosse garantida. Ambos os requisitos já existiam no antigo Riocard e, claro, deveriam ser mantidos. Mas eles também desejavam um cartão cuja consulta de saldo, extrato e a recarga pudessem ser feitas de forma mais prática e rápida e que oferecesse descontos e outras vantagens. Era preciso, portanto, criar novas ferramentas para atender esses anseios de maneira ampla e integral. Por último, mas não menos importante, os clientes queriam um atendimento através do qual pudessem esclarecer todas as dúvidas e acessar todos os serviços.
As respostas dos pesquisados resultaram na definição dos três atributos do novo cartão – mais praticidade, mais tecnologia e mais benefícios. “Identificamos as palavras-chave, que apareciam com mais frequência na pesquisa, e a partir delas definimos os atributos e procuramos adequar, dentro deles, todos os projetos do novo cartão. O que, de certa forma, foi fácil, porque eles reúnem absolutamente tudo o que os clientes desejam do Riocard Mais”, esclarece Melissa Sartori, gerente de Marketing da Riocard Mais. Assim, cada um deles reúne características que oferecem sempre algo a mais para o portador: mais segurança, transparência, facilidade, usabilidade, clareza, interoperabilidade, integração, serviços, parcerias, informação, exclusividade, humanização, rapidez, atendimento, entre outros.
Mais Praticidade
Mais praticidade quer dizer: algo de fácil utilização, ágil e cômodo, que ofereça mais facilidade, simplicidade e funcionalidade. É isso que o cliente do transporte público espera e quer do seu cartão de pagamento de passagem. E é exatamente isso que o “Mais” da Riocard vem oferecer.
Para começar, o novo cartão passa a ser apresentado em apenas três modelos – Expresso, Vale-Transporte e Empresarial. A quantidade anterior, que era de 25 faces diferentes, criava dúvidas no entendimento das regras de cada um deles, principalmente quanto à diferença entre o cartão e o benefício tarifário atrelado a ele. Com a redução dos modelos veio a simplificação das regras, tornando mais fácil explicar, de maneira mais clara, esta diferença: todos os cartões poderão ser habilitados com programas tarifários como Bilhete Único Carioca, Bilhete Único Intermunicipal e Bilhete Único Niterói, entre outros.
Mais praticidade é o que se vê também no novo design e nas cores. Cada modelo do novo cartão tem uma cor predominante, o que facilita sua identificação. Assim, o Expresso é predominantemente rosa, o Vale-Transporte, laranja, e o Empresarial, azul. E as informações estão dispostas na vertical, que é uma tendência mundial e adotada pelas principais marcas, indicando seu uso em todos os modais, além dos locais onde é possível recarregá-lo, inclusive com o endereço do mapa de recarga da Riocard Mais (mapa.riocardmais.com.br), que permite encontrar, com mais facilidade, o ponto mais perto do cliente.
Mais Tecnologia
O Riocard Mais é uma nova geração de cartões, que apresenta uma evolução na sua tecnologia, proporcionando mais eficiência e segurança. Este atributo garante mais facilidade no controle, com a gestão de todas as transações realizadas pelos clientes através do novo aplicativo Riocard Mais. O app é intuitivo e simples de usar, permite a consulta de saldo e extrato, recarga de créditos de transporte e a localização de pontos de atendimento em lojas físicas ou de parceiros conveniados. Ele está disponível gratuitamente para smartphones Android e IOS.
Mais tecnologia também é com o Tomais, atendente virtual desenvolvido com base na inteligência artificial, para estreitar e aperfeiçoar a relação com o cliente nos canais de atendimento eletrônico da Riocard Mais. O Tomais tem a proposta de melhorar e facilitar o acesso às informações, de forma clara e objetiva, sobre os produtos e serviços da marca. Assim, informações relacionadas às funcionalidades do cartão de transporte, à aquisição de segunda via, aos benefícios tarifários e gratuidades, e aos endereços de lojas físicas e pontos conveniados, por exemplo, são com o Tomais. E, caso a dúvida não possa ser esclarecida com o atendente virtual, o cliente será direcionado aos canais convencionais da Riocard Mais. Esta aposta na inteligência artificial para entregar um atendimento mais rápido e direto deverá reduzir a demanda no Call Center, já que 70% das ligações são pedidos de informação.
O Tomais está à disposição do cliente no Messenger do Facebook e no chat do novo site do Riocard Mais. O site, aliás, foi totalmente repaginado para oferecer muito mais informação, através dos guias práticos e perguntas frequentes, e principalmente, atendimento pelo Riocard Mais Atende. E tem mais: além do Facebook, a Riocard Mais também está no Twitter e no Instagram. Uma equipe é responsável pelo monitoramento interativo das redes sociais. É mais tecnologia digital, na palma da mão e online.
Mais Benefícios
Mais benefício quer dizer: vantagem, privilégio, benesse, serviço, benfeitoria, regalia, conveniência, auxílio, ganho, interesse, lucro. É isso que o cliente do transporte público espera e quer do seu cartão de pagamento de passagem. E é exatamente isso que o Riocard Mais apresenta.
São dois tipos de benefícios: tarifários e de parcerias e descontos. O primeiro é a exclusividade da inclusão, no cartão de transporte, dos programas tarifários, como o Bilhete Único Intermunicipal (BUI) e o Bilhete Único Carioca (BUC), por exemplo, que geram economia nas viagens com as integrações realizadas. Vale lembrar que o Riocard Mais é o único cartão que possui todos os benefícios tarifários do estado do Rio de Janeiro: além do BUC e do BUI, o Bilhete Único de Niterói, o BRT + Metrô e muitos outros. As informações completas sobre os benefícios tarifários estão disponíveis no site www.riobilheteunico.com.br.
O segundo benefício é o Clube de Vantagens Riocard Mais, com a oferta de descontos em produtos e serviços em uma rede de empresas parceiras, como drogarias, óticas, sites de busca de emprego, estabelecimentos na área de estética, entre outros. Para ter direito ao Clube de Vantagens é muito simples: basta acessar o site clubedevantagens. riocardmais.com.br e efetuar o cadastro. Após dois dias úteis, o cliente já pode começar a usar o benefício em um dos estabelecimentos parceiros, apresentando o cartão Riocard Mais e um documento de identificação com foto.
“Planejamos uma grande mudança organizacional com a transformação da empresa RioCard em Riocard Mais. Adotamos um novo conceito no atendimento ao nosso cliente, oferecendo um produto mais fácil de utilizar, com serviços associados que irão melhorar a sua experiência “, conta Melissa.
Comente aqui