Um radar de startups específicas de mobilidade urbana

30/11/2020 |

Entrevista com Maria Luiza Machado, coordenadora de Inovação da NTU

Revista Ônibus: Ao todo, quantos projetos estão eleitos desde o lançamento do Coletivo?
Maria Luiz Machado: No 1º Desafio do Coletivo, em 2019, dois projetos participaram do primeiro ciclo de pré-incubação do Programa: a ArejaBus, de Salvador (BA), e a On.I_Bus, de Brasília (DF). Esses projetos foram certificados em 2020 com o Selo Oficial do Coletivo. A expectativa para 2020 é pré-incubar ao menos três projetos de inovação que chegaram no 2º Desafio. O Coletivo tem um radar de startups específicas de mobilidade urbana. Então, além das startups que participam da pré-incubação, o radar tem mapeado atualmente cerca de 70 startups em todo o Brasil.

RO: O que podemos esperar do Coletivo em 2021?
MLM: A expectativa para 2021 é realizar o 3º Desafio do Coletivo e capturar novos projetos de inovação em mobilidade urbana. Acredito que o contexto vai ser diferente, pois estaremos vivendo o pós-pandemia e muitas soluções novas em mobilidade urbana poderão surgir. Além disso, o Coletivo estará mais maduro e também com muitos conteúdos importantes em mobilidade urbana sendo produzidos, como: eventos on-line no Youtube (que já acontecem), podcast, blog e fórum on-line permanente de parceiros, além das câmaras temáticas, que prometem ser um ambiente propício para a criação de novos negócios em mobilidade urbana.

RO: Como a sociedade pode contribuir para essas iniciativas?
MLM: Acredito que a sociedade pode se envolver mais em soluções de mobilidade urbana coletiva de uma forma geral. Os cidadãos é que podem avaliar melhor se um determinado sistema de transporte está de fato transportando os passageiros da melhor forma. O Coletivo espera que esses projetos de inovação apoiados pelo programa consigam realizar testes em campo real. E muitas vezes quem avalia a qualidade desses protótipos são os próprios passageiros.

Comente aqui

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *